Em Belém, novo centro de testagem para doenças infecciosas atende até 180 pessoas por dia

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que agora está localizado na travessa Rui Barbosa, no Reduto, funciona de segunda a sexta, 7h às 12h e das 13h às 18h

João Thiago Dias / O Liberal
fonte

Em Belém, uma média de 150 até 180 pessoas são atendidas por dia no novo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Rayssa Gorbachofh, voltado à linha de cuidado integral para pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais e outras doenças infecciosas. O espaço, que era localizado na avenida Almirante Tamandaré, na Campina, passou a funcionar com nova sede na Travessa Rui Barbosa, 1059, entre Rua Boaventura da Silva e avenida Gov. José Malcher, no Reduto.

O CTA é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A nova sede está funcionando desde o último dia 10, mas contou com uma cerimônia oficial de inauguração nesta terça-feira (18), com a presença do prefeito Edmilson Rodrigues e do secretário municipal de Saúde, Maurício Bezerra. 

São oferecidos os seguintes serviços:

- Atendimento de profilaxia pré-exposição (PrEP)
- Atendimento de Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
- Testagem rápida para HIV
- Testagem para sífilis 
- Testagem para hepatites B e C
- Aconselhamento pré e pós-teste 
- Atendimento farmacêutico 
- Atendimento médico clínico geral 
- Diagnóstico e tratamento de IST 

Com as novas instalações, será possível ampliar os serviços para atendimento, conforme explicou a gerente do CTA, Socorro Pinheiro. "Conseguimos implementar sala de vacinas, que era uma reivindicação muito antiga; testagem de covid-19 para os servidores; diagnóstico de clamídia e gonorreia; e o fluxo das hepatites passa para cá", disse.

Homenagem

O nome do local é uma homenagem (In Memorian) para Rayssa Nascimento, também conhecida como Ferrolha ou Rayssa Gorbachofh, travesti que foi ativista da luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+ e grande militante da luta contra a Aids. Foi uma das pioneiras quando surgiu a primeira ONG LGBTQIA+ do Estado do Pará, o MHB.

image Nome do novo CTA é uma homenagem para Rayssa Gorbachofh, travesti que foi ativista da luta pelos direitos humanos da população LGBTQIA+ (Cristino Martins / O Liberal)

Serviço

Qualquer pessoa pode procurar pelos serviços do CTA, sem necessidade de agendamento prévio. Basta comparecer à nova sede. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 18h. Contato para dúvidas: 99232-2725.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM