Diretoria do Círio e Guarda de Nazaré fazem vistoria das estações da corda
As peças são colocadas a cada 50 metros ao longo dos 400 metros da corda
A diretoria da festa do Círio de Nazaré e a Guarda de Nazaré realizaram na manhã deste domingo, 30, a revisão nas estações que compõem a corda dos romeiros, já como preparação para o Círio 2019. As estações são as peças usadas para atrelar a corda onde os promesseiros acompanham as principais procissões e pagam suas promessas.
O diretor de procissões da festividade, Antônio Sousa, explica que o procedimento faz parte do protocolo realizado todos os anos, que tem como objetivo atestar a segurança de equipamentos que serão utilizados nas romarias. “Estamos aqui para analisar a situação das estações, observar se não houve algum dano, se algo foi entortado, fazer uma revisão geral, realizar os retoques que forem necessários, reforçar os parafusos. Se estiver tudo certo, guardamos e já consideramos pronta pro Círio”, detalha.
Desde 2005, a corda do Círio ganhou o formato "liner", com estações colocadas a cada 50 metros ao longo de seus 400 metros, o que garantiu fluidez, segundo a diretoria da festa, para a maior procissão católica do Brasil. De acordo com o diretor, as estações são importantes pois fornecem força de tração para os promesseiros, o que garante que o percurso seja conduzido sem problemas maiores.
Ainda de acordo com Antônio Sousa, as estações estão resistindo bem o passar dos anos, não sendo necessárias trocas de peças inteiras nem modificações técnicas para a disposição da corda. “Permanecerá igual ao ano passado”, reforça.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA