Dia Mundial da Pizza: pizzarias de Belém apostam em sabores com ingredientes amazônicos
Pratos variados entre pizzas com jambu, tucupi, cupuaçu, camarão regional e castanha do pará
No dia 10 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Pizza. A data é celebrada desde 1985. O prato que é famoso em todo o mundo, ganha um destaque ainda mais especial e único na Região Norte do País, no Pará. Os donos de pizzarias têm apostado em receitas com ingredientes típicos da Amazônia. Entre os sabores de pizza que mais chamam a atenção, estão os pratos preparados com jambu, tucupi, cupuaçu, camarão regional e castanha-do-pará.
O proprietário de uma pizzaria no bairro do Reduto, destacou como a cultura paraense reflete no cardápio do estabelecimento. "Devido à cultura paraense, é impossível em Belém, você ter uma pizzaria ou um restaurante e não ter ingredientes regionais no cardápio. Na Amazônia, a gente não consegue mencionar só um, a gente tem muitos ingredientes solicitados. Nossos chefes batalham sempre para conseguir criações bem diferentes e interessantes com os produtos regionais", afirmou Dhiogo Costa.
O diferencial dos pratos mostra o potencial turístico gastronômico na cidade e como a pizza pode ser uma porta de entrada criativa para a culinária local. Com a chegada da COP 30, os restaurantes se preparam para surpreender os visitantes com sabores que representam a cultura do Pará.
Para o dono da pizzaria Villa Napoli Park, a expectativa para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 é alta. "A cidade já está bem movimentada, estamos aceitando bastante gente de fora de Belém, e com certeza estamos nos preparando para a COP 30. Os visitantes, quando chegarem aqui, já perguntam se temos pizza de sabor regional. Esses sabores vão ser campeões de venda no período da COP", frisou Costa.
O empresário contou que tem recebido mais turistas nos últimos anos e que a pizza de camarão com jambu tem sido a mais pedida pelos clientes e visitantes. "Tem vindo bastante gente de fora e a aprovação é bem positiva, principalmente com as pizzas regionais, como camarão com jambu. Essa é a mais pedida pelos paraenses e também turistas, é top 1 de vendas", pontuou.
Como atração turística na época da COP 30, as pizzarias, bares e restaurantes têm investido em diversas programações, como por exemplo, bandas com músicas típicas que valorizam a cultura nortista.
Dhiogo Costa, CEO da pizzaria, destacou o orgulho em ver a Amazônia alcançando um nível global de ingredientes de aprovação em um produto como a pizza. “A gente se sente muito orgulhoso de saber que o nosso o nosso estado, a nossa cidade, está tomando proporções maiores. Somos reconhecidos em outros estados, a nossa cultura, a gente sente muito orgulho disso”, reforçou.
De todos os ingredientes típicos da Amazônia, o empreendedor do setor alimentar revelou detalhes do processo de criação de cada produto. “O primeiro prato que nós inventamos aqui na Villa Napoli Park foi a pizza de camarão com jambu, a pizza paraense. Ele tem queijo, muçarela, camarão rosa e jambu no molho de tucupi. A gente cria e lança nas nossas redes sociais, aí as pessoas conhecem nosso produto, aprovam, dizem se combinou, se não combinou e com a acessibilidade no mercado a gente dá continuidade”, explicou.
O processo de criação de sabores regionais exclusivos inclui uma série de estudos, modificações e conhecimento da culinária local. "Até hoje, o que a gente tenta pensar em como fazer, mas não consegue, é uma pizza de maniçoba. Até agora não conseguimos criar, seria algo bem difícil", finalizou Dhiogo.
Outra pizzaria, localizada no bairro do Marco, conta com o ranking dos sabores mais pedidos na casa. “Sobre os sabores favoritos do paraense, está implacavelmente em primeiro lugar a pizza de calabresa. É a tradicional, é a que agrada todos os paladares, todas as idades, principalmente o público infantil ou mais juvenil. Por isso a pizza tradicional de Calabresa é a mais vendida mundialmente”, enfatizou a turismóloga e CEO da Pizza do Fábio, Josilene Casseb.
O ranking também engloba os sabores regionais, tendo como mais pedido, um sabor típico da Amazônia. “A nossa pizza mais vendida é a pizza paraense, porque é uma pizza que desperta a curiosidade do turista. Ele vem em busca de experiências locais e com essa conotação da premiação a gente acaba atraindo essa curiosidade em pessoas de todas as cidades, não só aqui do estado, mas também de fora. E a pizza paraense, ela é hoje, depois da pizza de calabresa, a pizza mais vendida aqui das nossas unidades”, garantiu Josilene.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA