CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia do Radialista: profissionais do Grupo Liberal falam da fidelização dos ouvintes

Nesta segunda-feira (7), é comemorado o Dia do Radialista, data que homenageia esses profissionais da comunicação. A data foi criada em homenagem a Ary Barroso — um dos grandes nomes da história da rádio

Gabriel Pires
fonte

Levando notícias e entretenimento em tempo real a diversas pessoas todos os dias, as programações de rádio fazem parte da vida de muita gente. Mas, para que os conteúdos possam chegar ao máximo de ouvintes possível, o radialista se destaca nesse processo. Nesta segunda-feira (7), é comemorado o Dia do Radialista, data que homenageia esses profissionais da comunicação. A data foi criada em homenagem a Ary Barroso, um dos grandes nomes da história da rádio e um dos principais compositores do Brasil. Em celebração à data, profissionais do Grupo Liberal enfatizam as experiências vividas e a importância da interação com os ouvintes.

Com 35 anos de profissão, quem traz uma vasta experiência na rádio ao longo dos anos é o radialista Markinho Pinheiro. Atualmente, o comunicador exerce a função na Rádio Liberal, onde está há cerca de 30 anos. Ele conta que pôde acompanhar as principais transformações e inovações trazidas ao rádio. Dentre essas mudanças, a incorporação de tecnologias que fizeram os programas de rádio, antes apenas com a voz, poderem ter vídeo ao vivo na internet.

Se antes o telespectador podia apenas ouvir o radialista, hoje, também, é possível vê-lo, por meio das “lives” nas redes sociais e outras plataformas digitais. Para Markinho, a interação entre os outros também se intensificou. E, por isso, ele reforça ser importante fidelizar os ouvintes. Markinho conta que a autenticidade é essencial para encantar aqueles que todos os dias buscam, por meio dos programas de rádio, a informação e o entretenimento.

“O principal de tudo é ser verdadeiro. Eu tenho problemas, eu tenho dívidas, adoeço. Outro dia no estúdio da rádio, eu cheguei e falei: ‘gente, hoje eu não estou bem de saúde, eu não estou me sentindo bem, eu conto com o teu carinho e a tua amizade’. E as pessoas [antes ouvintes e agora também telespectadores] sentiram isso. A gente é uma companhia mútua, o ouvinte com o locutor é uma um compartilhar de amizade, um compartilhar de presença”, afirmou Markinho.

Atualmente, Markinho comanda o programa matinal Show dos Bairros, na Rádio Liberal. Ele lembra como desenvolveu o carinho que conquistou dos ouvintes. “Se eu for no shopping e eu chegar numa loja, a pessoa pode não me conhecer pela minha imagem, mas ela me ouve falar e diz: ‘mas você não é o Markinho Pinheiro da Rádio Liberal?’. Já aconteceu isso muitas vezes”, disse.

“Amo o que eu faço, tudo que eu tenho, tudo que eu conquistei e, principalmente, a minha credibilidade foi com a rádio. O rádio me faz feliz. O rádio é a minha vida. Ser a companhia de alguém através das ondas do rádio, através hoje de uma TV, de um celular, eu sempre digo que é um dom de Deus e foi uma benção na minha vida”, frisou Markinho.

VEJA MAIS

image Inovações tecnológicas marcam os 40 anos da Rádio Liberal
Transformação digital facilita a comunicação com os ouvintes

image 40 anos de Rádio Liberal: ouvintes relembram momentos marcantes com a emissora
Sintonizar a 97,5 FM faz parte da rotina diária do público

image Memórias marcam os 40 anos da Rádio Liberal FM
Presença de personalidades, ações e sorteios contam a história da emissora

image A rádio evoluiu e agora chega ao formato digital com muito mais qualidade e interação com ouvintes (Cristino Martins / O Liberal)

O mundo mudou e o rádio também

Quem também acompanhou a evolução da rádio foi o radialista Carlos Alberto, que iniciou a carreira em 1986. Ele conta que o mundo mudou e o rádio também acompanhou essas mudanças. Hoje, com todo esse advento da tecnologia, ele apresenta o programa “As Mais-Mais da Liberal”, que tem um foco voltado às músicas mais pedidas entre os ouvintes. O programa é uma tradição do Grupo Liberal.

“A gente nunca imaginaria que em um aparelho de celular, uma coisinha tão pequena, pudesse ter tanta informação junto, inclusive a gente ter a possibilidade de ouvir o rádio. E mais, não só ouvir, de ver o rádio. A internet favoreceu muito. Aquelas pessoas que estão conectadas através do streaming é o que facilita muito os acessos em função até mesmo dos aparelhos celulares. Aqui na Rádio Liberal nós temos um formato desde 2018, onde você assiste a nossa programação em tempo real”, destacou Carlos Alberto.

O locutor conta ainda que todo o fascínio dos ouvintes pelo rádio ainda permanece, apesar da passagem do tempo e de atualmente existirem outros meios para acompanhar informações. “O rádio sempre trouxe esse encanto, essa magia e ela permanece até hoje. Claro que hoje as pessoas tendo acesso ao estúdio de rádio, que mostra a programação, locutores e tudo que a gente faz aqui em tempo real, matou um pouco dessa curiosidade. Mesmo assim, muita gente quer estar aqui, fisicamente, para conhecer a rádio dentro do ambiente que a gente desenvolve o nosso trabalho”, comentou.

image Para Edmilson da Mota, funcionário da rádio há 32 anos, a empresa é a sua primeira casa. (Arquivo pessoal)

Rádio Liberal surge em 1982

A história da Rádio Liberal começa em em 1982, com a programação musical "Pop Rock". Na época, diversas ações promocionais, shows e gincanas eram realizadas para garantir a interação com os ouvintes, conta Augusto Medeiros, Diretor da Rádio Liberal. Uma das marcas emissora pelo qual a emissora se destaca é pela pluralidade, conforme cita Augusto. 

“Nos tornamos uma rádio popular e passamos em pouco tempo para o primeiro lugar no Ibope. Sempre com muitos prêmios para os nossos ouvintes. Esse modelo de programação mantemos até hoje, com um diferencial: atender ouvintes de todas as classes sociais, tocamos sucessos de todos os estilos musicais, inclusive internacionais”, destacou Augusto.

Para Edmilson Mota, coordenador da Rádio Liberal, hoje a rádio está ainda mais presente na vida dos ouvintes, algo potencializado pela internet, que aproximou ainda mais o público. “Antigamente você tinha muita imaginação no rádio, você ouvia a voz. Hoje você sabe quem é o locutor e quem ele é“, comentou Edmilson.

A Rádio Liberal FM está disponível no app “Liberal Rádios" e por meio do site da Rádio Liberal, com uma diversa programação musical, entrevistas, flashes de repórteres direto das ruas de Belém e o programa jornalístico Liberal Notícias. Além disso, os ouvintes também podem acompanhar as programações por meio das plataformas digitais, como Facebook, Youtube e Instagram, onde as transmissões ao vivo permitem que o público acompanhe a cobertura dos programas.

(Gabriel Pires, estagiário, sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, Victor Furtado)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM