Dia de Reis: entenda o que significa a data
Para o cristianismo, é dia de relembrar a visita dos reis magos a Jesus. Mas a data ganhou outros significados.

A visita que os Três Reis Magos fizeram ao Meninos Jesus, logo após o nascimento daquele que veio trazer a Boa Nova à Humanidade, é revestida de significados, tanto que cada elemento dessa passagem narrada na Bíblia ganha conotações que reforçam a fé em Jesus Cristo. “Temos o costume de trocar presentes no dia de Natal, mas o melhor dia, o dia realmente importante para a troca de presentes ou dons entre nós, é no dia de Reis, no dia da Epifania do Senhor, pois é nesse dia que celebramos a maior doação de Deus para nós, o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, nosso maior presente, aliás o verdadeiro presente”, enfatiza o cônego Ronaldo Menezes, pároco da Paróquia de São Geraldo Magela, no bairro de Val-de-Cães.
A emoção do Natal é extensiva ao Dia de Reis. No Brasil, quando a data recai sobre um dia de semana, ela é comemorada no domingo mais próximo do Natal. Isso ocorreu em 2022, quando no último domingo (2) transcorreu o Dia de Reis, equivalente ao Dia da Epifania do Senhor (manifestação de Deus aos homens), porque Reis cai nesta quinta-feira (6). A data foi lembrada, inclusive, nas 99 paróquias da Arquidiocese de Belém.
A festa litúrgica transcorreu no sábado/domingo de Ano Novo, data em que foi celebrado o Dia de Santa Maria Mãe de Deus, a grande solenidade da Igreja Católica no dia de Ano Novo, na chamada Oitava de Natal.
Leituras
No entanto, o Dia de Reis será também lembrado nesta quinta-feira (6). “Reler o relato da visita dos magos, como o encontramos em Mateus. Ler o texto bíblico e rezar em família já agrada bastante a Deus. Pedir bênçãos para a família, para o trabalho, para este ano que iniciamos. Existe, inclusive, uma bênção própria para o dia de hoje . Feliz Dia de Reis para todos!”, ressalta cônego Ronaldo Menezes.
Para a Igreja Católica, a Epifania do Senhor, que se comemora no dia 6 de janeiro, é uma festa muito importante. “O significado é bem simples: a Criança nascida em Belém, o Menino Jesus, na pessoa dos Magos vindos do Oriente é apresentado a todos os povos da terra, a todas as pessoas como o Salvador, a quem devemos abrir o coração e lhe oferecer nossos bens e dons mais preciosos, nossa vida e tudo o que ela comporta, para servi-lo”.
“Neste serviço está nossa verdadeira adoração ao Senhor. Ele é a luz que ilumina todos nós. No relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela, mas pararam em Jerusalém. Na cidade santa, eles são informados pela Escritura onde nasceria o Messias. Então a verdadeira estrela que guia até Jesus é a Sagrada Escritura”, pontua Ronaldo Menezes.
A Igreja Católica comemora a data com uma grande festa litúrgica, a Santa Missa solene. Os fiéis de muitas comunidades cantam também belas folias de reis, para recordar este evento salvador, como frisa o cônego.
Folias
As Folias de Reis, sobretudo, nas comunidades do interior do País, são cantatas populares que contam “a história da Luz de Deus que brilha sobre nós, com o nascimento de Jesus”.Os presentes levados pelos Reis Magos ao Menino Jesus representam, como ressalta cônego Ronaldo, os três dons - ouro, incenso e mirra. “Têm significados bíblicos bem precisos, porque apontam para a dignidade real de Jesus, para a sua divindade e para o seu destino salvífico, a morte (a mirra). Mas dizem também que nada pode ou deve ser reservado por nós como bem absoluto. Fomos feitos para Deus, pertencemos a Ele, e não podemos negar nada a Deus”, salienta o cônego.
“Como no Brasil não é feriado religioso o dia 6 de janeiro, aliás uma pena, celebramos domingo passado essa solenidade. Mas nada impede que voltemos a comemorar no dia apropriado, o 6 de janeiro. Pena que não temos o costume dos doces, das tortas, das comidas, como outros povos cristãos cultivam ainda nos dias de hoje”, declara cônego Ronaldo, incentivando os fiéis a rever o relato da visita dos Magos, como relatado na Bíblia.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA