CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia de Nossa Senhora Aparecida é marcado por celebrações no Santuário, em Belém

A programação encerrou a festividade em homenagem à padroeira do Brasil

Laís Santana
fonte

O Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, comemorado nesta terça-feira (12), foi marcado por celebrações realizadas ao longo de todo dia, no Santuário dedicado a santa, no bairro da Pedreira, em Belém. A extensa programação marcou o encerramento da festividade em homenagem à padroeira do Brasil, que teve início no dia 3 de outubro. 

Este ano, o tema da celebração foi “Fazei tudo o que ele vos disser”, motivo que também norteou as seis missas que aconteceram às 7h, 9h, 11h, 12h, 17h e 19h. 

Durante as cerimônias, os fiéis foram convidados a ter atitude parecida com a de Maria, que durante o casamento em Caná da Galileia orientou os serventes a seguirem as ordens de Jesus.   

“Maria não era uma mulher distraída, alienada aos problemas do seu povo. Ela estava ali e percebeu que aquele casamento ia cair na tristeza. Não é só uma questão de estar dentro da vida das pessoas, é uma percepção da realidade humana, de pessoas que tem carências, deficiências. E Nossa Senhora manifesta algo que é humano. A presença de Maria nesse evangelho é para nos mostrar algo muito maior”, afirmou o Monsenhor Raimundo Possidônio, celebrante da missa das 9h. 

“Nossa Senhora quer mostrar a realidade sofrida do povo, o olhar de dela é a expressão do olhar de Deus. Maria é inspiradora e ela indica hoje esse caminho para nós, de como nos colocar diante de Jesus, as palavras de maria são instrumento. Ele precisa de homens e mulheres com o olhar de Maria, de zelo, de conforto. A missão de Maria estava cumprida e entregue para o filho e nós somos os serventes”, acrescentou. 

Após a reflexão os devotos foram convidados a receber a comunhão. 

O pároco de Aparecida, padre Wagner Maria, destaca que a celebração a Nossa Senhora Aparecida também é um lembrete a libertação de todo tipo de preconceito.  

“Celebramos a virgem de negra cor, celebrando a Nossa Senhora Aparecida nós também queremos pedir a Deus, por intercessão de Nossa Senhora, um Brasil sem preconceito, sem distinção de raça, de cor, para que nós possamos viver realmente uma fraternidade, esse é o sentido do evangelho”, ressaltou. 

A data que também é dedicada ao Dia das Crianças, contou com a participação dos pequenos devotos durante toda a liturgia. “Quando a gente sente fome, frio, medo quando se é criança a primeira palavra que vem a mente é ‘mãe’. Esse Dia das Crianças vem nos lembrar que precisamos ser como elas, nos momentos de medo, de incertezas, poder clamar mãe e Maria é aquela mãe que nos atende”, pontuou o pároco. 

A aposentada Maria do Socorro Marques, 62 anos, é devota de Nossa Senhora Aparecida a bastante tempo e atribui a ela muitos livramentos em sua vida. “Tudo que eu peço a ela, ela atende. Com Maria tudo é possível, só ela mesmo. No tempo da pandemia eu adoeci muito, todo mundo pergunta pra mim que remédio eu tomei, e eu respondo água benta e óleo ungido. Por isso, celebrar essa festividade é tudo de maravilhoso, a gente só tem que agradecer”, afirmou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM