CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Dia de Finados: dom Alberto Taveira fala sobre memória e ressureição em missa num cemitério

"Desejo que todos também saibam pensar naqueles que chegaram já junto de Deus e rezam por nós desde lá", disse arcebispo metropolitano de Belém

Dilson Pimentel
fonte

O arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, celebrou missa, na manhã desta quarta-feira (2), no cemitério particular Recanto da Saudade, em Ananindeua. Ele destacou que a Igreja Católica celebra duas datas muito próximas. "O Dia de Todos os Santos significa o ponto de chegada, a vida no paraíso, data que oficialmente é primeiro de novembro, mas transferida para o domingo seguinte", afirmou.

"E a Igreja celebra a passagem. Quer dizer, passar pela morte nós chamamos a nossa Páscoa pessoal, que é o Dia de Finados. Então é um dia que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica. Nos alegramos porque também outros grupos religiosos também comparecem aos cemitérios e querem orar nesses dias", completou o arcebispo.

Então, afirmou dom Alberto: "...para nós é muito importante porque a nossa profissão de fé cristã diz: 'eu creio na ressurreição da carne'. Então, quando a gente passa pelo cemitério e vê as sepulturas, nós olhamos como que uma sementeira que floresce na eternidade, os corpos, os cristãos que foram marcados pelo batismo sepultados na terra são destinados à ressurreição no último dia".

LEIA MAIS SOBRE O DIA DE FINADOS NA GRANDE BELÉM:

image Dia de Finados: conheça 'santos populares' e sepulturas famosas nos cemitérios de Belém
O cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, por ser a maior necrópole da capital, reúne mais dessas pessoas que são vistas como milagreiras por quem visita o espaço no Dia de Finados

image Dia de Finados: 20 mil pessoas devem passar pelo cemitério Santa Izabel; necrópole está lotada
Em todos os cemitérios de Belém, a estimativa total de público passa dos 50 mil visitantes, após dois anos de pandemia e visitações restritas

image Feriado de Finados: veja opções de frases para homenagear um ente querido
O feriado nacional de Finados, 2 de novembro, também é um dia para lembrar a memória de entes queridos que não estão mais entre nós e homenageá-los. Confira algumas frases

image Oração para quem faleceu e deixou saudades
Confira orações que podem ser feitas para quem faleceu e você deseja que seja recebida na Casa do Pai

image Dia de Finados: Cemitérios públicos em Belém e Ananindeua devem receber cerca de 75 mil visitantes
Prefeitura mobiliza 339 guardas municipais na segurança de visitantes das necrópoles

O arcebispo também passou uma mensagem  para quem perdeu um ente querido e está enfrentando o luto. "O desejo de que a fé sustente, porque é só a fé que nos ajuda a passar justamente pelo vale da sombra da morte", disse.

"O desejo da consolação, o desejo da oração e também o desejo de que nós não pensemos apenas em nós. Porque nós pensamos sempre assim: a falta que a pessoa nos faz e nos esquecemos de pensar que essa pessoa já chegou. Já chegou junto de Deus. Então desejo que todos também saibam pensar naqueles que chegaram já junto de Deus e rezam por nós desde lá", concluiu dom Alberto.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM