Devotos de Nossa Senhora da Conceição participam de tradicional Círio Fluvial de Caraparu
Programação terá início às 5h e se entenderá por toda manhã

Os devotos de Nossa Senhora da Conceição que moram na Vila de Caraparu, em Santa Izabel do Pará, celebrarão nesta quarta-feira (8), a 103ª edição do Círio Fluvial em homenagem à Santa padroeira. A romaria em canoas terá início às 5h, com alvorada e novena. Na sequência, a imagem da Santa será conduzida pelas águas do rio Caraparu até a Comunidade do Cacau.
A previsão é que o Círio das Águas, como também é conhecido, chegue às 7h na comunidade. Lá, será feito um momento de acolhida e escuta da Palavra na capela local. Ainda pelas águas, às 8h a procissão retornará para a Vila de Caraparu. Ao chegar à orla da vila, a Santa será homenageada com fogos de artifício e às 10h está marcada a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco, padre Rúzevel Lourinho.
A tradicional manifestação religiosa faz parte da festividade de Nossa Senhora da Conceição, que teve início no dia 7 e vai até o dia 12 de dezembro, com o tema “Sozinhos não dá, só dá com Maria em comunhão com os irmãos”. De acordo com a coordenação geral do evento, toda a programação será realizada respeitando as medidas sanitárias contra a Covid-19. Devido à pandemia, o círio terrestre deste ano foi suspenso e substituído por uma carreata realizada na noite desta terça-feira (7).
"Ano passado não teve a procissão fluvial e foi quebrada uma tradição de mais de cem anos de festa e de romaria sobre as águas do rio Caraparu. Isso causou um impacto muito grande na comunidade. Esse ano estamos trabalhando para termos uma procissão bonita e alegre para suprir aquilo que foi perdido devido à pandemia”, destaca Walker Ramos Rocha, membro da coordenação da festividade.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA