Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Desfile cívico-militar marca Bicentenário da Independência em Belém

Programação começará às 9 horas, na avenida Presidente Vargas, nesta quarta (7)

O Liberal

O desfile cívico-militar comemorativo do Bicentenário da Independência do Brasil transcorrerá a partir das 9 horas desta quarta-feira (7), na avenida Presidente Vargas. O evento é organizado pelo Governo do Estado com apoio do Exército Brasileiro e contará com a participação da Banda de Música do Instituto Federal de Educação do Pará, abrindo o evento. Em seguida, o clube feminino “MC Feras do Asfalto” fará um desfile motorizado.

Um total de 256 militares, entre homens e mulheres, da Marinha do Brasil, incluindo o Comando do 4º Distrito Naval e as respectivas organizações militares subordinadas, irão ser apresentar ao público. Haverá também apresentação de embarcações utilizadas na fiscalização do tráfego aquaviário e inspeções navais da Marinha do Brasil.

O Exército Brasileiro será a segunda Força nacional a entrar na avenida. O Comando Militar do Norte (CMN) será representado por 1.200 militares. O destaque fica para a presença de um general da Guiana Francesa, um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras e, ainda, 450 alunos do Colégio Militar de Belém. 

A Força Aérea Brasileira participará com 455 militares. Eles representam nove organizações militares e dois esquadrões aéreos que realizam missões de defesa, transporte, busca e salvamento, patrulha marítima, evacuação aeromédica. Aeronaves farão sobrevoos na avenida Presidente Vargas. 

Já a Polícia Militar vai desfilar com 273 agentes na tropa representativa da PM, sob o comando da Tenente-coronel Ilanise Bena Lisboa, comandante do Batalhão Especial Penitenciário (BEP). A participação da Polícia Militar será encerrada com o desfile do Centro de Veteranos e Pensionistas (CVP).

O Corpo de Bombeiros e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil terão 267 militares, distribuídos em cinco pelotões representando as atividades de salvamento, combate a incêndio, defesa civil, guarda-vidas. Também haverá um pelotão de veteranos e a banda de música dos Bombeiros. A tropa será comandada pelo tenente-coronel QOBM Alle Heden Trindade de Souza. Na tropa motorizada estarão em destaque viaturas de modelos exclusivos da corporação, que atendem demandas sociais, a exemplo de caminhões de combate a incêndio, carros de salvamento, de resgate e embarcações.

Outras instituições também são aguardadas para o Desfile de 7 de Setembro, como a União dos Escoteiros do Brasil e a Cruz Vermelha do Pará. A Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Civil participarão do desfile motorizado.

Bragança

No nordeste do Pará, o Município de Bragança sediará, nesta quarta (7), a Missa da Independência às 6h30, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Catedral. A partir das 8 horas, ocorrerá o Hasteamento dos Pavilhões, na Praça da Bandeira. O desfile oficial será realizado às 16 horas, na avenida Nazeazeno Ferreira. 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM