CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Desabamento: laudo da Defesa Civil está pronto e aponta causas do desabamento

Semob libera o trânsito na Mundurucus após o fim da retirada de entulhos

Camila Guimarães
fonte

Desde o desabamento de 13 sacadas do edifício residencial Cristo Rein, na rua dos Mundurucus, bairro da Cremação, em Belém, vistorias vêm sendo feitas por diferentes órgãos para determinar as causas do sinistro. O laudo da Defesa Civil de Belém ficou pronto nesta terça-feira, 16, e aponta que infiltração e corrosão das ferrafens de sustento da sacada da cobertura ocasionaram o desabamanto.

A queda das sacadas aconteceu por volta das 12h do último sábado, 13. No mesmo dia, a Defesa Civil de Belém realizou vistoria técnica no local e o relatório está pronto, sendo repassado para os órgãos competentes: Seccional da Cremação, Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e o Corpo de Bombeiros. Segundo a prefeitura, o documento diz: "ocorreram infiltrações e as armaduras ficaram expostas à água, acarretando corrosão nas ferragens da sacada da cobertura, a qual tem uma piscina".

A entrega do relatório não determina o fim das investigações sobre o acontecido, pelo contrário, ele apenas aponta a causa provável do desabamento e informa a situação estrutural do imóvel. A autorização para o retorno dos moradores cabe ao Corpo de Bombeiros, que, em entrevistas anteriores, já havia informado que é algo que pode demorar um tempo para acontecer, já que a corporação pretende solicitar a demolição do outro conjunto de sacadas do edifício que não caíram.

image Edifício Cristo Rei. (Ivan Duarte / O Liberal)

VEJA MAIS

image Desabamento: Semob solicita interdição total da rua dos Mundurucus com a Quintino
Até o momento, a entidade não esclareceu por quantos dias a medida irá durar

image Lei municipal estabelece normas para vistorias em prédios de Belém
A Lei estabelece que a Prefeitura de Belém realize vistoria técnica a cada 10 anos em prédios novos e 05 em prédios antigos

image Desabamento: Corpo de Bombeiros diz que edifício Cristo Rei não corre risco de desabamento total
"Esse prédio pode voltar a ser ocupado um dia, desde que seja resolvido esse problema. Podem até ser feitas novas sacadas, basta fazer mudanças nesses pilares para que eles sustentem, de forma correta, as sacadas", diz coronel do Corpo de Bombeiros

Trânsito no local

Com a finalização da operação de remoção dos entulhos na frente do prédio Cristo Rei, na manhã desta terça-feira, 16, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) liberou as duas faixas da rua dos Mundurucus, no trecho entre a travessa Quintino Bocaiúva e a avenida Generalíssimo Deodoro, no bairro da Cremação. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM