CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Data celebra Santo Antônio, casamenteiro e protetor dos pobres

Festividade em homenagem ao santo termina nesta quinta (13) e tem como ponto alto Procissão dos Lírios Brancos e Velas

Cleide Magalhães
fonte

Nesta quinta-feira (13) é comemorado o Dia de Santo Antônio, um dia depois do Dia dos Namorados. Santo Antônio não é somente o guardião dos casamentos e das pessoas apaixonadas, mas também o santo das coisas perdidas, dos pobres e dos milagres. Em Belém, a celebração é realizada em quatro paróquias: Santo Antônio de Lisboa (Batista Campos), Santo Antônio de Pádua (Coqueiro), Santo Antônio do Tucunduba (Guamá) e São Francisco de Assis - Capuchinhos (São Brás).

Somente na Igreja dos Capuchinhos ocorrem em média 12 casamentos ao mês e aumenta agora no tempo da festividade do santo. Após 13 dias, a festividade de Santo Antônio termina nesta quinta (13), provável dia em que ele nasceu.

O gerente Júnior Uchôa, 43 anos, é devoto de Santo Antônio há cinco anos e seus pedidos não estão relacionados ao casamento, mas à saúde e emprego. "Diante do pedido que fiz para ele de saúde, passei a seguir diretamente e frequentar a igreja nas missas e faço as trezenas. Já pedi também emprego e estabilidade financeira. De lá pra cá, tudo melhorou. Problemas todos nós temos, mas com a fé vamos conseguindo passar por cima de tudo. Na verdade, ele não é só um santo casamenteiro, mas concede a gente diversas graças, ele é interceptor direto de Deus e Jesus para nós. Ele está dentro de mim, é uma fé, algo que sinto, é uma força muito expressiva", afirma Uchôa, que esteve na manhã desta quarta (11) na igreja e mora na Marambaia.  

Outra devota de Santo Antônio é Fausta Mescouto, 62 anos, que não pede casamento, mas a manutenção do amor e da união no matrimônio dela e do filho, que nasceu perto do dia do santo. "Sou devota há muitos anos e venho na igreja uma vez ao mês. Como já sou casada e meu filho também, peço proteção para nossos casamentos. Meu filho nasceu dia 11 de junho e sempre peço proteção para ele e pela manutenção de bom casamento para ele", diz Fausta, que mora no bairro da Cremação e vai à igreja dos Capuchinhos, em São Brás, há 10 anos. 

O frei João Carlos Messias, guardião da Igreja dos Capuchinhos, em São Brás, lembra que o santo é autor de diversas pregações famosas, com destaque para o sermão aos peixes - e realizou também milagres. "Quando ele quis pregar esse sermão ninguém quis ouvir. Ele saiu então pregando na praia e os peixes saíram pulando atrás ouvindo a palavra de Deus. Um dos milagres foi de uma mãe que perdeu um filho que morreu afogado. Santo Antônio vendo aquilo rogou a Deus para devolver a vida para aquela criança. Foram diversas graças e milagres realizados por Deus com a interseção do santo. Assim, ficou muito popular na Europa e no Brasil, e a festividade do santo é comemorada no mundo inteiro e no País está desde a história colonial", relata Messias. 

image João Carlos Messias lembra os milagres atribuídos ao santo (Igor Mota)

Mais uma alcunha é ser um santo casamenteiro. "Há muitas histórias de pessoas que evocavam o santo em relação a isso devido suas pregações aos jovens, que sentindo aquele ardor e iam se apaixonando. Há relatos de que, na Idade Média, muitas das moças que iam escutar Santo Antônio quando saiam de lá encontravam, nas praças, os rapazes. Elas pediam as bênçãos e diziam que foram agraciadas pelas palavras dele. Além de uma senhora que jogou a uma imagem, bateu na cabeça de um jovem, ela cuidou dele, se apaixonou e acabou casando. São atribuições a santo, mas creio que são mais as palavras muito sábias de pregação do Evangelho e das boas novas que ele levava aos jovens. Tanto é que uma vez foi presenciado que o menino Jesus certa vez apareceu nos braços de Santo Antônio pelo amor e carinho que ele tinha pela palavra de Deus e por Jesus". 

Festividade 

Na Igreja dos Capuchinhos, na travessa Castelo Branco com a avenida Conselheiro Furtado, em São Brás, o ponto alto da programação da festividade, que começou no último dia 31, termina nesta quinta (13), quando ocorrem trezenas às 6h45, 11h45 e 18h15, seguida de três missas, com a benção dos pães. Logo em seguida, acontece a Procissão dos Lírios Brancos e Velas, que este ano deve atrair mais de mil fiéis pelas ruas do bairro de São Brás. 

Além do lado religioso, a programação da festividade traz ainda ações culturais e sociais. Segundo o frei João Carlos Messias, o objetivo da festividade é movimentar e renovar a fé das pessoas, e angariar recursos aos projetos sociais da Igreja dos Capuchinhos. A festividade tem como tema "Santo Antônio nos ajudai a promover a paz ajustiça e a caridade vivenciadas no jubileu dos 300 anos da Diocese de Belém do Pará". 

Nos capuchinhos todos os dias são atendidas 250 pessoas cadastradas com alimentação, assistência médica e espiritual. Além disso, existe a Casa do Pão de Santo Antônio dos Capuchinhos, no Guamá, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém e abriga cerca de 100 idosos deixados por familiares. A igreja realiza também o projeto na Comunidade Santa Izabel da Hungria, no Guamá, onde há uma creche em que 300 crianças carentes são beneficiadas com cursos básicos e técnicos, estes na área de informática.

Outras missas em comemoração ao Santo Antônio

Ainda em comemoração ao Santo Antônio nesta quinta (13), Dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém, preside Santa Missa, às 19h, na Comunidade de Santo Antônio, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Divina Providência, no Conjunto Paraiso dos Pássaros, no bairro de Val-de-Cans. E os bispos auxiliares Dom Irineu Roman presidirão, às 18h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua (Coqueiro) e Dom Antônio de Assis Ribeiro, às 19h, na Comunidade de Santo Antônio (Benfica).

Na Paróquia Santo Antônio de Lisboa a programação conta com missa às 6h30, 12h, 17h e 19h. A Procissão será às 17h com saída da Igreja da Batista Campos, para Igreja matriz "Centrão". A procissão segue o trajeto: Serzedelo, Timbiras, Apinagés, Fernando Guilhon até Igreja Matriz. Na chegada o encerramento com Santa Missa.

Na Paróquia Santo Antônio de Pádua a programação começa às 8h com trezena e missa dedicada a unção dos enfermos, às 12h, e Celebração Eucarística com benção dos Pães. Após a celebração das 17h, haverá procissão com a imagem do santo. A festividade tem como tema "Igreja templo: sinal visível de comunhão de fé da caridade". A programação será realizada até sexta (14) e conta com trezena às 8h30, e missa, às 19h, e atrações culturais. 

Na Paróquia Antônio do Tucunduba a programação começa às 5h30 com terço da alvorada, 18h20 terço e trezena de Santo Antônio, as celebrações serão às 7h, 12h e 19h30. A festividade tem como tema "Com Santo Antônio, Ide e Anunciai a Boa Nova". 
A programação de todos os dias começa às 5h30 com terço da Alvorada, 18h20 terço e trezena de Santo Antônio e 19h30 a santa missa, ao término atrações culturais.

Já no sábado (15), como parte do encerramento da festividade, terá a Romaria da Juventude a partir das 16h, que percorrerá as ruas do bairro do Guamá. Na chegada terá Missa de Encerramento da Festividade e programação cultural.

FOTOS STO ANTONIO

Fotos: Igor Mota/O Liberal

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM