Cosanpa desmente boato sobre fornecimento de água sem tratamento em Belém

Áudio viralizou: fornecedora admite que há filtro em manutenção e turbidez causada por chuvas

Eduardo Rocha
fonte

A Cosanpa desmentiu esta tarde (28) as mensagens que circulam nas redes sociais afirmando que a água distribuída pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) está sem receber tratamento desde a semana passada. A informação é veiculada por meio de um áudio. 

Em nota, a Consanpa rebateu a mensagem, afirmando se tratar de uma fake news, ou seja, um boato. Moradores e internautas ficaram preocupados com a informação que circula pelas redes. 

RELATO

No áudio, um homem conta que supsotamente teria acabado de falar com uma pessoa da Cosanpa. Segundo o relato, essa fonte teria lhe informado que desde sexta-feira (22) "as águas de Belém inteira estão sem cloro e também sem o agente de limpeza clarificante da água". O áudio afirma que "toda a nossa água está passando direto do Guamá para o Utinga, que passa pelo Lixão do Aurá, não está recebendo tratamento".

O áudio ainda alerta: segundo ele, isso implica numa situação, para quem é síndico, de ter de "saber que todas as sisternas e caixas d´agua estão contaminadas, e tem de mandar limpá-las depois que for restabelecida a situação".

O áudio ainda diz: "Quem usa filtro, também; vai ter que trocar as velas, porque vai tudo ficar contaminado depois, e literalmente está todo mundo ingerindo água com coliforme fecal". A gravação ainda recomenda que, para evitar complicações, se passe a usar água mineral.

Ainda de acordo com áudio falso, a previsão de restabelecimento do tratamento da água é de uma semana, "porque ainda será efetuada a compra dos itens necessários ao processo, fora do Estado, acrescido da limpeza dos reservatórios". É afirmado ainda que somente "quem se salva" é quem tem no seu imóvel um sistema de abastecimento próprio. "A cor da água está visivelmente mais escura", afirma o áudio.

TURBIDEZ

Na nota emitida esta tarde, a Cosanpa destaca que "é falsa a notícia que circula em grupos de mensagens na internet sobre o abastecimento de água, em Belém". 

A Cosanpa diz que "diferente do que diz a mensagem de áudio, a água está clorada, e que o cloro é apenas um dos componentes químicos usados no processo de tratamento".

A companhia de saneamento, porém, admite uma alteração no fornecimento de água em Belém. Diz que "a intensidade e frequência das chuvas aumentaram a turbidez da água e isso afeta a coloração".

MANUTENÇÃO

Segundo a Cosanpa, na quarta-feira (27) um dos filtros do Complexo Bolonha apresentou problemas, e ele passa por manutenção emergencial. "Somados, esses dois fatores interferiram para que a água chegasse com cor amarelada em alguns bairros da capital", diz a nota. 

"Equipes já trabalham para resolver a situação. A previsão é de que o serviço seja normalizado nesta quinta-feira (28). A Cosanpa combate as notícias falsas e informa que todas as notícias relacionadas à companhia são divulgadas nas páginas oficiais da Cosanpa".

 

 

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM