CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Conheça a história das 'motorretes', veículo improvisado que virou tradição na ilha de Cotijuba

Elas surgiram há mais de 10 anos, para substituir as charretes - que eram puxadas por animais - e nasceram a partir da necessidade de transportar mais passageiros por vez

João Paulo Jussara
fonte

As "motorretes" - como foi batizado o veículo improvisado com uma motocicleta acoplada a uma carroceria que comporta seis passageiros - que já são tradicionais na ilha de Cotijuba, surgiram há mais de 10 anos, para substituir as charretes - que eram puxadas por animais - e nasceram a partir de uma necessidade, como conta o presidente da Cooperativa de Transportes Alternativos de Cotijuba (Coopertac), Ítalo John. "A mobilidade foi acontecendo de forma espontânea e, com o crescimento demasiado de visitantes, as charretes já não estavam dando conta de levar as pessoas aos seus destinos. Os cavalos já estavam cansados, maltratados, e aí surgiu esse veículo", explica.

 

Ítalo conta que a primeira motorrete foi idealizada por um jovem chamado Natiel, que antes disso transportava os passageiros em uma charrete, mas sentiu que era hora de abandonar a tração animal, com a vantagem de poder levar mais pessoas de uma só vez. "Ele criou e os profissionais da área foram aperfeiçoando o veículo, quando nós vimos que a ideia era muito boa. E foi assim que chegamos nos modelos que são utilizados hoje". 

"A gente sabe que o veículo não é o melhor, não é como gostaríamos de oferecer à comunidade, e a gente precisa melhorar isso, assim como a questão da tarifa. Mas pra isso, precisamos de toda uma política, com participação dos órgãos competentes, pra gente sentar e discutir o que queremos como categoria. Nós buscamos discutir esse assunto, da mobilidade dentro da ilha de Cotijuba, já que há uma necessidade, há uma demanda, e ela precisa ser atendida", destacou Ítalo John.

O preço da passagem varia, mas o maior valor cobrado é o de R$ 10 por pessoa, para as praias Vai-Quem-Quer e Funda, que são as mais afastadas do trapiche principal. Segundo Ítalo John, hoje há mais de 100 motorretes disponíveis circulando por cada canto da ilha. Também há a opção de pegar um mototáxi, que leva somente uma pessoa de cada vez, com valores que chegam a até R$ 15.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM