CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Confira um manual de isolamento domiciliar para evitar a contaminação pelo coronavírus

A pedido do Grupo Liberal, o professor e biomédico Dirceu Santos, montou um manual para facilitar a garantia de saúde em família

João Thiago Dias / O Liberal
fonte

Com a 3ª onda da covid-19 confirmada no Pará, alguns cuidados devem ser redobrados dentro de casa diante de familiares que apresentem sintomas de síndrome gripal ou que testem positivo para a infecção causada pelo novo coronavírus. A pedido do Grupo Liberal, o professor e biomédico Dirceu Santos, Mestre em Medicina Tropical, Diretor da Universidade da Amazônia (Unama) Parque Shopping e coordenador do curso de Biomedicina dessa unidade, montou um manual de isolamento domiciliar para facilitar a garantia de saúde em família.

"Não podemos nos esquecer que estamos falando de vírus que são transmitidos pela via aérea superior, ou seja, através da fala, da saliva, de gotículas expelidas pela tosse ou espirro. Por isso que qualquer contato mais próximo dentro do cotidiano como, sentar juntos na mesa de jantar ou no sofá da sala para ver TV, por exemplo, deve ser evitado, assim como o uso de utensílios compartilhados como copos e talheres (não lavados) também. Até mesmo as tolhas de rosto que geralmente ficam nos banheiros podem veicular esses vírus de uma pessoa para outra", destacou o biomédico.

Banheiro

Na hora de usar o banheiro, a dica do professor é retirar a toalha de rosto e as toalhas de banho de uso coletivo. Considerando as pias como local de contato inevitável com secreções oro-nasais, deve-se redobrar os cuidados com a higienização das mesmas utilizando o hipoclorito de sódio (água sanitária).

Quarto

Se possível, isolar o familiar em um único quarto é o ideal, mas caso não seja possível, deve-se, ao menos, evitar o compartilhamento de lençóis e travesseiros. "Manter as janelas abertas também seria uma boa alternativa", acrescentou Dirceu Santos.

Sala

Na sala de estar, cômodo geralmente mais frequentado dentro de uma casa, o alerta é não levar alimentos para o sofá. "Evitar o compartilhamento do sofá e não realizar refeições comunitárias ao assistir TV, como pipoca, pizza e lanches de forma geral", ponderou.

Cozinha

Os principais cuidados devem ser tomados na cozinha. Isso desde a entrada do alimento até o compartilhamento. "Não podemos perder o medo de trazer esses vírus do supermercado e, por isso, devemos continuar atentos a higienização das embalagens lavando com água e sabão ou utilizando o álcool a 70% antes de colocar as mesmas na geladeira. Isso vale, por exemplo, para caixas de leite, sucos, iogurtes e outros. Devemos evitar também o uso coletivo de copos para beber água, uso compartilhado de pratos e talheres e refeições coletivas", orientou o biomédico.

Saída

Evitar sair de casa é primordial para sintomáticos, a não ser se seja realmente necessário, como no caso consulta médica. "Se não houve alternativa, deve manter os cuidados de distanciamento com o uso de máscara e de álcool em gel. Evitar contatos sociais como apertos de mão, abraços ou até mesmo tocar em outras pessoas ainda que seja com o punho cerrado", finalizou Dirceu Santos.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM