CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Comunidade nipo-brasileira em Belém celebra aniversário do imperador Naruhito, do Japão

Na cerimônia, 4 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento estadual e regional foram homenageadas

Eduardo Rocha
fonte

Em cerimônia na noite desta quinta-feira (12) no Hotel Princesa Louçã, no centro de Belém, a comunidade nipo-brasileira do Estado do Pará celebrou o aniversário do imperador do Japão, Naruhito. Ele completará 66 anos em 23 de fevereiro, e a comemoração antecipada, coordenada pelo Consulado do Japão em Belém, serviu para reforçar os laços históricos e culturais entre o Japão e o Brasil, em particular com o Estado do Pará, que abriga a terceira maior colônia japonesa em território brasileiro, no município de Tomé-Açu. Na ocasião, quatro personalidades receberam homenagem pela contribuição ao desenvolvimento do Pará e da Amazônia.

 Os convidados para a cerimônia foram recepcionados pelo anfitrião, cônsul do Japão, Tomio Sakamoto, e sua esposa, Mayumi Sakamoto. Entre os convidados estiveram lideranças empresariais e religiosas e profissionais em geral. Um dos convidados foi o diretor de Jornalismo e Esportes da TV Liberal, Carlos Bonatelli, e sua esposa, Luciana Bonatelli. Ele disse que "é sempre uma festa importante, na qual a gente pode se reunir com o cônsul e as pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente com o Consulado do Japão, e essa reverência ao imperador é muito importante". 

image O casal Tomio e Mayume Sakamoto, do Consulado do Japão em Belém, recebeu os convidados no evento (Foto: Cristino Martins / O Liberal)
Um dos convidados da cerimônia foi o arcebispo metropolitano de Belém, Dom Júlio Akamine, de ascendência nipônica. Ele lembrou que um salmo na Bíblia diz: "Ensinai-nos a contar os nossos dias". "Ou seja, o aniversário é sempre um momento oportuno não só para contar os anos que passam, mas, também, para tomar consciência daquilo que a gente tem vivido, de como tem vivido, e no que tem gastado o nosso tempo e a nossa vida". 

"Esperamos que, de fato, com esta celebração a gente também tome consciência da responsabilidade da nossa vida e, ao mesmo tempo, deseje ao imperador muitos anos de vida. Mas não só isso: muitos anos bem vividos", completou.

Imperador

Coube à consulesa Mayumi interpretar o Hino Nacional do Brasil e o Hino Nacional do Japão. Em seguida, o cônsul Tomio Sakamoto pronunciou-se. Ele ressaltou que Naruhito é o 126º monarca do Japão e ascendeu ao trono em 2019. O imperador japonês visitou o Brasil por três vezes: em 1982, para promover a amizade internacional; em 2008, para as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil; e, em 2018, para participar do Fórum Mundial da Água. 

Sakamoto fez um apanhado de ações e marcos significativos para o Japão e o Brasil em 2025, reforçando o intercâmbio entre os dois países. Serão comemorados os 130 anos do Tratado da Amizade, Comércio e Navegação, assinado em 1895. O cônsul salientou que, em março de 2025, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a esposa dele, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, visitarão o Japão. Em junho do mesmo ano, a princesa Kako visitará o Brasil a convite do Governo brasileiro. 

Às vésperas da COP 30 em Belém, em novembro de 2025, estarão concluídas as obras do BRT Metropolitano, que contou com financiamento do Governo do Japão. A Assembleia Legislativa do Pará realizou uma sessão comemorativa dos 130 Anos da Relação de Amizade Japão-Brasil, do Dia do Imigrante Japonês e da Semana da Amizade Japão-Brasil. Tomio Sakamoto destacou que o evento Amazonônia Matsuri e a Gastronomia Japonesa foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará pela Alepa. Em 2028, serão comemorados 120 anos da imigração japonesa no Brasil e, em 2029, o centenário da imigração japonesa na Amazônia. 

O secretário de Estado de Turismo, José Eduardo Pereira da Costa representou o governador Helder Barbalho na cerimônia e enalteceu a parceria entre a colônia japonesa no Pará e o Governo do Estado. Ele enfatizou o sistema agroflorestal de Tomé-Açu e a Rota da Imigração Japonesa como contribuições ao desenvolvimento socioeconômico do Pará. 

Brinde e homenagens

Sob a coordenação da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, foi feito um brinde ao imperador Naruhito. Os presentes celebraram o momento com os dizeres: "Saúde ao imperador! Banzai! Banzai! (Viva!)". 

image Participantes da cerimônia fazem um brinde ao imperador Naruhito (Foto: Cristino Martins / O Liberal)

Ao término da cerimônia, foram homenageadas quatro personalidades da Amazônia com o Diploma de Honra ao Mérito do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão do Sétimo ano da Era Reiwa. No caso, Alberto Kei-ti Oppata, diretor-presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Oppata ampliou o espaço físico da fábrica de sucos, difundiu técnicas agrícolas japonesas junto aos agricultores locais e atuou para que o cacau de Tomé-Açu recebesse o selo de Indicação Geográfica do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.
Outro homenageado foi Yoichi Goto, diretor da Associação Cultural e Fomento Agrícola de Tomé-Açu. Ele tem se destacado nos assuntos de segurança pública relacionados à comunidade nikkei desse município. Takushi Sato, diretor-presidente da ONG Asflora, foi também homenageado. Ele fundou a organização em 2000, com foco na preservação florestal e atua na difusão do sistema agroflorestal conhecido como "agricultura que desenvolve a floresta". 

image Cônsul Tomio Sakamoto (ao centro) com os homenageados: Tskushi Sato, Yoichi Goto, Alberto Oppata e Midori Makino (Foto: Cristino Martins / O Liberal)
A ex-diretora da Associação Pan-Amazônia Nipo-Brasileira, Midori Makino, foi homenageada na cerimônia. Ela é uma referência nas técnicas de dança japonesa, sempre contribuindo com a difusão da cultura do Japão para gerações, consolidando os laços históricos entre japoneses e brasileiros.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM