Colégio Estadual Paes de Carvalho completa 180 de história

Fundado em 28 de junho de 1841, a instituição de ensino foi responsável pela formação de personalidades paraenses e mantém sua tradição educacional

Laís Santana

Conhecido e respeitado nacionalmente por sua tradição de ensino e por ser uma das instituições mais antigas do Brasil, o Colégio Paes de Carvalho celebra, nesta segunda-feira (28), 180 anos de atividades educacionais. Ao longo dos anos, o colégio foi responsável pela formação de milhares de homens e mulheres, dentre estes, personalidades de destaque na história do Estado do Pará.  

Fundado em 28 de junho de 1841, pelo então presidente da Província do Pará, Bernado de Souza Franco, o colégio foi inicialmente denominado de Liceu Paraense. No período da República, passou a ser chamado de Paes de Carvalho, sendo substituído por Ginásio Paraense depois da revolução de 1930. Só mais tarde, se tornou Colégio Estadual em cumprimento a uma lei federal que transformou todos os ginásios em colégios. 

A estrutura arquitetônica da instituição pública de ensino também é um dos seus destaques, assim como o tradicional uniforme usado pelos alunos. Meninos e meninas usam meias e camisas brancas, a camisa é sempre por dentro da calça e da saia, que obrigatoriamente devem ter no mínimo 37 centímetros. As meninas usam saias com plissadas e meninos calças, ambos na cor azul-marinho.

“Hoje é um momento muito particular para nós, enquanto Governo do Pará. Temos a honra de ter feito a reforma da escola, que hoje é um patrimonio totalmente preservado e que continua construindo educação de qualidade diariamente”, destaca Elieth de Fátima Braga, Secretária de Estado de Educação. 

Com 180 anos de historia, o Colégio Paes de Carvalho formou nomes importantes para o Estado, como o médico e deputado Enéas Carneiro, os políticos Jader Barbalho e Simão Jatene, o médico e pesquisador Gaspar Viana, o escritor e jornalista Dalcídio Jurandir e outras figuras que fazem parte da história do Pará e do Brasil.

“Estar a frente de uma instituição centenária como é o Paes de Carvalho é um grande misto de orgulho e responsabilidade já que este colégio ao longa da história tem sido responsável por conduzir, ser exemplo e por também ter abrigado dentro de suas paredes personagens tão ilustres da história do Pará”, afirma Edmar Holanda, atual Diretor do colégio. 

Holanda ainda acrescenta que “Comemorar 180 anos a frente de uma instituição como o Paes de Carvalho renova e confirma a necessidade do colégio continuar sendo essa referência na educação paraense.”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM