Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Clima amanhã: Belém terá pancadas de chuva e mais nevoeiro

Preparem o guarda-chuva: amanhã tem mais chuvas em Belém e na Região Metropolitana

O Liberal

O nevoeiro e as fortes chuvas que atingem Belém e Região Metropolitana (RMB) devem continuar nos próximos dias, aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Para a manhã desta quarta-feira (20), além do céu nublado, pancadas de chuva e trovoadas isoladas devem atingir toda a capital paraense.

VEJA MAIS

Belém amanhece com forte nevoeiro pelo segundo dia nesta terça-feira (19/04); entenda o fenômeno
Fenômeno, segundo meteorologistas, ainda deve se repetir ao longo da semana por mais uns dias e é resultado de variações de temperatura

Belém amanhece com nevoeiro e clima "londrino"
Frio dos últimos dias e as chuvas da madrugada vêm chamando atenção desde o último final de semana

Qual a previsão do tempo para amanhã?

A temperatura mínima na RMB será de 23ºC e a máxima de 32ºC com sensação térmica de 28ºC. O clima deve permanecer com instabilidades durante todo o dia, com muitas nuvens com pancadas e trovoadas até a noite.

O meteorologista do INMET, José Raimundo Abreu, explica que é necessário atenção redobrada dos motoristas, ciclistas e pedestres. "O nevoeiro está sendo comum nas manhãs de Belém e do Nordeste paraense. Acontece devido a alta concentração da umidade relativa do ar, com os ventos fracos e a queda de temperatura na superfície [...]", pontua.

Ainda vai chover mais em abril?

O meteorologista José Raimundo aponta que as chuvas estão dentro do previsto para o mês de abril. Ele ainda acrescenta que, historicamente, o registro de chuvas é de 465mm no mês. De 1º de abril ao dia 17 de abril já choveu 310mm.

Porque está chovendo muito?

Os fortes temporais que estão atingindo diversas regiões são ocasionados pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). É um encontro dos ventos alísios do Hemisfério Norte e Sul, perto da linha do Equador e está estacionária na linha do Equador. A presença da ZCIT favorece que o céu fique encoberto.

"A quantidade de chuvas, com tempestades severas, ocorreram em Chaves, Afuá, toda área do Norte do Marajó, e também na área de Salvaterra, Marapanim, Salinas. Na área litorânea já superou os 400mm, enquanto em Belém ainda está dentro da média", relembrou José Raimundo.

Como vai ser a previsão do tempo no final de semana?

No domingo (24), o sol pode aparecer no começo da manhã, até às 10h, informa o meteorologista. Mas espera-se chuvas com o céu encoberto e nublado no restante do dia.

(Estagiária Karoline Caldeira, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM