Círio 2025: plano de segurança e logística das 14 romarias é finalizado

Diretoria se reúne com Marinha, Exército, PM, Bombeiros e mais 20 órgãos para acertar detalhes finais em Belém para a festividade nazarena

Gabriel da Mota e Ana Laura Carvalho
fonte

A Diretoria de Procissões da Festa de Nazaré 2025 reuniu-se, na noite desta terça-feira (30), com representantes de dezenas de órgãos de segurança, saúde e logística para alinhar o plano final das ações referentes às 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré. O encontro ocorreu no auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, e marcou a etapa conclusiva de planejamento das romarias que acontecem em outubro.

Durante a coletiva, o diretor de Procissões, Mário Tuma Jr., entregou o roteiro oficial contendo o percurso detalhado de cada romaria, as alterações previstas para este ano, o tempo estimado de realização e a expectativa de público. Também foram definidos os pontos de apoio do Projeto Peregrinos de Nazaré e tratados aspectos logísticos considerados importantes.

image Mário Tuma Jr., diretor de procissões do Círio 2025 (Wagner Santana / O Liberal)

“O planejamento é extenso e visa garantir segurança e suporte aos fiéis durante todas as procissões e demais eventos religiosos e culturais do Círio”, destacou o diretor. Ele acrescentou que, em 2025, romarias como a dos ciclistas e dos corredores contarão com apoio de empresas na área de premiação, saúde e atendimento aos romeiros.

Segurança reforçada nas rotas de peregrinos

A tenente-coronel Ilanise Rodrigues, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), explicou que a rota dos peregrinos tem se consolidado também como um atrativo turístico religioso. Por isso, a pasta ampliou a rede de monitoramento.

“No ano passado, tínhamos 18 pontos de apoio. Este ano serão 28. Antes, a cobertura era apenas pelas rotas de Castanhal (BR-316) e da Alça Viária. Agora também incluímos as estradas de Vigia e Mosqueiro, por onde muitos devotos chegam a pé”, detalhou.

image Tenente-coronel Ilanise Rodrigues, da Segup (Wagner Santana / O Liberal)

Segundo a oficial, em 2024 cerca de seis mil agentes atuaram na segurança dos romeiros, e em 2025 o número deverá ser maior, a ser definido em reunião marcada para esta quinta-feira (2).

Voluntariado e atendimentos da Cruz Vermelha

Além da segurança e da logística das 14 romarias oficiais, um dos pontos centrais do planejamento do Círio de Nazaré 2025 é a preparação da Cruz Vermelha Brasileira – filial Pará, que terá papel fundamental no atendimento aos fiéis durante as procissões.

Segundo o presidente estadual da instituição, Isaías Skeete, os treinamentos começaram em julho e envolveram centenas de novos voluntários. “Todos os sábados havia capacitações, dentro de um processo seletivo muito grande. Hoje temos 14 mil voluntários preparados para atuar na Trasladação, no Círio e em todas as procissões”, informou.

image Membros da DFN em conversa com a imprensa e com representantes dos órgãos de apoio à realização do Círio 2025 (Wagner Santana / O Liberal)

A Cruz Vermelha vai montar 24 postos de atendimento distribuídos ao longo das romarias. A expectativa é de repetir números expressivos: só no Círio do ano passado, mais de mil pessoas foram atendidas nos postos, com cerca de 60 remoções para hospitais.

Isaías explica que o movimento é cíclico. “Os postos têm picos de atendimento de 50 minutos a uma hora, geralmente durante a passagem da corda. Eu costumo dizer que, quando começamos a ver as pessoas passando molhadas, sabemos que vem um grande fluxo de casos. Muitas buscam refrescar-se e acabam passando mal. É nesse momento que nossa equipe intensifica o atendimento”, relatou.

O presidente garante que nenhum fiel fica sem assistência: “Mesmo quando o pico passa, só encerramos as atividades após atender a última pessoa. Precisando da Cruz Vermelha, estaremos sempre dispostos a acolher a população. Queremos que todos voltem para casa em segurança, e até consigam preparar o almoço do Círio”, destacou.

Como parte final da preparação, será realizado um simulado no Mangueirão, neste sábado (4), a partir das 17h, em parceria com a Defesa Civil Municipal. “Todos os voluntários vão participar, para que estejam ainda mais prontos a atuar quando chegar o grande dia”, completou Isaías Skeete.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Círio 2025
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM