Círio 2023: romarias na Grande Belém ocorrerão sob forte calor e sem previsão de chuvas

A previsão do Inmet é de que na sexta (6), sábado (7) e domingo (8) a temperatura possa chegar até 37°C, sem perspectiva de chuva na capital

Eduardo Rocha
fonte

As mais de duas milhões de pessoas esperadas para a grande procissão do Círio de Nazaré no domingo (8), em Belém, devem sair de casa preparadas para enfrentar horas de forte calor. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura média na capital paraense ficará entre 35ºC e 37°C ao longo de todo o fim de semana, sem previsão de chuvas.

VEJA MAIS

image Terminal e aeroporto de Belém vão movimentar mais de 130 mil passageiros no Círio 2023
O Terminal Rodoviário de Belém tem expectativa de acréscimo de 50% no número real de 2022. E no aeroporto de Belém, a expectativa de movimentação é de 100 mil passageiros

image Círio 2023: romeiros irão receber apoio pelo projeto 'Peregrinos de Nazaré'
Pessoas desacompanhadas ou grupos vindos do interior, vão receber acolhidas entre os dias 3 e 7 de outubro

image A uma semana da Grande Procissão, confira os eventos do Círio de Nazaré 2023
Missa na Basílica Santuário de Nazaré abre a Festividade Nazarena às 18h, de terça-feira (3)

"As altas temperaturas registradas em Belém nos últimos dias vão prosseguir neste final de semana. A temperatura máxima na sexta, sábado e domingo ficará entre 35ºC e 37°C, e a mínima entre 22ºC e 24°C. Teremos céu claro, com sol entre poucas nuvens, ou seja, dias ensolarados. A possibilidade de chuva, na forma de pancada (intensa, mas de curta duração) e em locais isolados é de 10%, isto é, a maior possibilidade (90%) é de que não vai ter chuva", destaca o meteorologista José Raimundo Souza, do Inmet. Desde agosto não chove forte na Grande Belém. A última chuva de maior intensidade (13.2 milímetros) ocorreu em 3 de setembro.

Período seco

Esse cenário de altas temperaturas e sem previsão de chuva deverá se prolongar por toda a quadra nazarena, estendendo-se por todo o estado do Pará até dezembro. Desde agosto, o paraense sofre com os efeitos do período seco e da onda de calor provocada pelo fenômeno El Niño. Em setembro, Belém registrou apenas 32 milímetros, enquanto que a média do mês é de 120 milímetros. Em 40 anos, este foi o segundo maior período de seca no mês de setembro na RMB.

No sul e sudeste do Pará, sem incidência de chuvas, os termômetros chegaram a registrar 39°C em cidades como Conceição do Araguaia e Redenção. No oeste paraense, a cidade de Santarém, por exemplo, já registrou temperatura máxima de 38°C.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM