Círio 2022: corredores demonstram fé em Nossa Senhora em 7 km pelas ruas de Belém

Cidade recebe a Romaria dos Corredores, com 3 mil pessoas, nas primeiras horas deste sábado (22)

Eduardo Rocha
fonte

Ao amanhecer deste sábado (22), às 5h30, será realizada a Romaria dos Corredores. com um percurso de 7 km pelas ruas de Belém, em uma das 13 procissões em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, neste Círio 2022. Entre os participantes da Romaria estarão integrantes do Papão Léguas, que reúne 130 corredores de rua da Grande Belém. Eles se prepararam para o evento, inclusive, tendo feito o trajeto da procissão e da Corrida do Círio (neste domingo), sempre com disposição e fé na padroeira do Pará.

Luciano Alma, coordenador do Papão Léguas, informa que o grupo existe desde 2016 é formado por torcedores do Paysandu Sport Club. "Esse é um evento com a cidade inteira e com  nosso espírito do atletismo", declara Luciano. Os corredores atuam na Romaria há seis anos. "Este ano, será uma corrida diferente, porque marca a volta do evento, já que a gente ficou esse tempo todo parado (dois anos), sem eventos oficiais presenciais, e poder voltar depois de passar por um susto muito grande com a pandemia é uma alegria para todo mundo, a gente poder se juntar, correr hoje em dia tranquilo, mas tomando os cuidados contra a doença", reitera.

VEJA MAIS 

image Círio 2022: Retorno da Imagem Original ao Glória será na próxima segunda (24)
Momento marca os eventos finais da quadra nazarena. Após a cerimônia do retorno, será celebrada a Missa do Recírio, na Praça Santuário de Nazaré.

image Recírio: veja o que abre e o que fecha no feriado de hoje, segunda-feira (24/10)
A Prefeitura de Belém decretou ponto facultativo na data

image Círio 2022: Prefeitura de Belém garante segurança preventiva para as três últimas romarias deste ano
As ações de segurança preventiva serão realizadas por meio da Guarda Municipal de Belém

Os atletas do Papão Léguas agradecem a Nossa Senhora de Nazaré pela saúde diante de tantas vítimas na pandemia e pedem proteção à padroeira. Ilka Koury, assistente administrativo, pratica corrida de rua há 10 anos e é pioneira do Papão Léguas. "Eu participo da Romaria dos Corredores desde a primeira edição", ressalta. "Muita gente já falou que vai participar da Romaria e da Corrida do Cirio, e é legal porque a gente vai correndo na avenida, mas, assim, só naquele trote, não tem competição nenhuma, a gente para, vai cantando, ...", destaca. "Eu me sinto emocionada, a gente presta uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré", acrescenta.

Na quarta-feira (20), os atletas do Papão Léguas tiveram programação de treino nas ruas de Belém à noite, às proximidades da Basílica Santuário de Nazaré. A auxiliar de Odontologia Sheila Monteiro revela que pretende tomar parte na Romaria dos Corredores e da Corrida do Círio, neste final de semana. São 7km no sábado e 10 km e de 5km no domingo, e, "dá, sim, para fazer", como salienta. "Participar da Romaria dos Corredores vai ter um significado maior agora. Foram dois anos após o Círio e sem três sem a Romaria (não houve em 2019), e, então, a emoção é mais forte por estar ao lado da Nossa Mãezinha. Quando eu estiver correndo, só vou agradecer por estar viva, pelos meus pais, minha família, principalmente, com  relação à covid-19", afirma.

Saída da Romaria dos Corredores

A saída da Romaria dos Corredores ocorrerá às 5h30 da Praça Santuário, e o evento passará por vários bairros de Belém. A ideia dessa Romaria foi sugerida por uma comitiva de corredores de rua da capital paraense que encaminhou o pedido à Arquidiocese de Belém e Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), que o aprovaram, em 2014.

Como informa a Diretoria da Festa, durante a procissão, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré seguirá no carro Berlinda, com decoração de Djan Slaviero. O veículo seguirá em velocidade baixa para que os romeiros possam acompanhar com uma corrida leve. “O evento não tem caráter competitivo, portanto, não há cronometragem nem premiação. A DFN também não produz camisa oficial, isso fica a critério de cada grupo”, esclarece Antônio Sousa, diretor de Procissões.

A estimativa do Dieese é que a procissão possa reunir cerca de 3 mil pessoas, em duas horas de duração. Ao final da Romaria, com chegada à Praça Santuário, haverá bênção dos Padres Barnabitas.

O percurso do evento será: saída da avenida Nazaré, seguindo por Generalíssimo Deodoro, Conselheiro Furtado, Padre Eutíquio, João Diogo, Coronel Fortunato, Dom Pedro, Padre Champagnat, Siqueira Mendes, avenida Portugal, Tamandaré, Gama Abreu, Nazaré e Praça Santuário.

O Círio 2022 é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém, com participação de patrocinadores e apoiadores.

 

Confira as atrações do Círio 2022 neste fim de semana:

Sábado (22)

Romaria dos Corredores

Saída: 5h30

Praça Santuário

 

Visitação à Imagem Peregrina

8 às 21h

Altar da Praça Santuário

 

Missa com bispos convidados

18h

Basílica Santuário

Dom Jesus Maria López Mauleon, bispo prelado

de Alto Xingu, de Tucumã (PA)

 

Círio Musical – Ziza Fernandes

20 horas

Praça Santuário

 

Domingo (23)

Procissão da Festa

8h

Saída: Comunidade Sagrado Coração de Jesus

 

Visitação à Imagem Peregrina

8 às 21h

Altar da Praça Santuário

 

Missa de Encerramento do Círio

18h

Celebrante: arcebispo metropolitano

Basílica Santuário de Nazaré

 

Segunda-feira (24)

Subida da Imagem Original

da Virgem de Nazaré ao Glória

6h30

Basílica Santuário de Nazaré

 

Missa do Recírio

7h

Praça Santuário de Nazaré

 

Recírio para o Colégio Gentil

8h

Praça Santuário de Nazaré

 

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM