Círio 2022: Prefeitura de Belém garante segurança preventiva para as três últimas romarias deste ano
As ações de segurança preventiva serão realizadas por meio da Guarda Municipal de Belém

As três últimas romarias do Círio 2022, que compõem oficialmente as 13 procissões da Quadra Nazarena, terão a atuação da Prefeitura de Belém nas ações de segurança preventiva por meio da Guarda Municipal de Belém (GMB).
No sábado, 22, durante a Romaria dos Corredores, a GMB vai empregar 10 motopatrulheiros do grupamento Ronda Ostensiva Municipal (Romu). A procissão sai às 6h, da Praça Santuário, e segue um percurso de 7 km, pelas ruas de Belém. Os agentes vão realizar interdição de vias e garantir segurança ao cortejo.
VEJA MAIS
Já na procissão da Festa, que será no domingo, 23, a Guarda Municipal vai atuar para a segurança dos romeiros acompanhando todo o percurso de 2,4 km, com saída às 8h, da Comunidade Sagrado Coração de Jesus, no bairro do Guamá, até a Praça Santuário. Para este evento serão escalados 16 motopatrulheiros dos Grupamentos Ronda da Capital (Rondac) e Ronda Ostensiva Municipal (Romu).
A procissão do Recírio, na segunda-feira, 24, após a celebração da missa e subida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré ao Glória, na Basílica, vai contar com o apoio de seis motos da GMB acompanhando o percurso de 800 metros, onde a imagem peregrina é conduzida da Praça Santuário até a capela do Colégio Gentil Bittencourt.
O inspetor de planejamento da GMB, Antônio Carlos Tavares, destaca o trabalho realizado pela instituição, que tem participação integrada com outros órgãos da segurança pública em todas as romarias e eventos do Círio 2022.
“Os três últimos eventos, que acontecem nos próximos dias, seguem os padrões das demais, com comprometimento e eficiência dos guardas municipais garantindo assim a segurança dos romeiros, promesseiros e turistas”, disse o inspetor.
Corrida do Círio 2022
A 37° edição da tradicional corrida do Círio, que será realizada no próximo domingo, 23, no Portal da Amazônia, vai contar com a segurança da Guarda Municipal de Belém, ao longo do percurso de 10 km da prova. Os guardas municipais vão realizar patrulhamento preventivo ao longo da área de prova e no entorno, interdição de vias e serviço de batedores dos atletas de elite.
“Realizamos rondas em toda área que acontece o evento, com patrulhamento ostensivo e preventivo. Além disso, os motopatrulheiros da GMB realizam interdição de vias em apoio à Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e escolta do pelotão de elite, onde os batedores isolam os atletas que estão em primeiro, segundo e terceiro lugares”, explicou o inspetor de planejamento, Antônio Carlos Tavares.
Neste evento serão empregados 20 guardas municipais dos grupamentos Operacional, Ronda da Capital e Ronda Ostensiva Municipal, com a utilização de duas viaturas e 16 motocicletas.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA