CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Chuva com forte ventania derruba árvores e teto de arena em Belém

Uma árvore desabou na travessa Cafezal, no conjunto Médici II, no bairro da Marambaia

João Thiago Dias
fonte

A chuva acompanhada por uma forte ventania na tarde desta terça-feira (13), por volta de 16h e 17h, em Belém, causou estragos em vários pontos da cidade. Foram registros de árvores que tombaram, estruturas de telhados e forros que voaram, poste de energia que inclinou, além de alguns pontos de alagamento. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Semas), os ventos chegaram a 50 quilômetros por hora e ainda há previsão de mais chuvas com essa no restante do mês de outubro.

Na travessa Cafazel, no conjunto Médici II, no bairro da Marambaia, o susto foi grande com uma grande árvore que desabou e bloqueou toda a pista, atingindo parte de algumas residências. Segundo relato de moradores da área, o vegetal era bem antigo e balançava bastante em tempo de chuva. Apesar do transtorno, ninguém se machucou.

De acordo com a aposentada Rosa Vargas, de 66 anos, a vizinhança já tinha protocolado junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) o pedido para retirada da árvore. "Fiz solicitação no dia 1º de novembro de 2018 para que ela fosse cortada. Porque já estávamos com medo da queda. Outros vizinhos também já tinham feito esse pedido. Ainda bem que não tinha ninguém perto na hora que desabou", relatou, com o documento do protocolo em mãos.

image Telhas voaram e um poste inclinou no conjunto Conjunto Benjamin Sodré (Ivan Duarte/O Liberal)
 

 

 

Também houve queda de duas árvores e o tombamento parcial de outra, ambas da espécie Ficus, que estavam próximas de uma calçada da rua Andorinhas, entre o condomínio Sol Poente e o conjunto Benjamin Sodré, no bairro Parque Verde. 

Dentro do condomínio Sol Poente, as consequências da ventania foram incontáveis, conforme relatou a vice-síndica, Milene Pinheiro. "Dois açaizeiros bem altos caíram e um deles quebrou o banco da pracinha. Antenas de TV voaram, parte do forro do nosso salão de festa foi ao chão e telhas também foram levadas", contou.

Ali em frente, no conjunto Benjamin Sodré, a cabeleireira Fernanda Silva teve grandes prejuízos. "Foi tudo muito rápido. Quando vi, já tinha destelhado parte da minha casa. No meu salão, ao lado, parte do forro foi destruído. Alagou tanto dentro da minha casa como no salão. Agora é terrível lidar com esses prejuízos de onde moro e do meu trabalho", reclamou.

image

O teto desta arena no Conjunto Benjamin Sodré não resistiu à ventania (Ivan Duarte/O Liberal)

Ainda na rua Andorinhas, no Benjamin Sodré, o teto de uma arena esportiva desabou quase por completo e ficou todo retorcido. Moradores relataram que o espaço estava fechado e ninguém se feriu. Um poste de energia ficou inclinado neste conjunto e parte da fiação elétrica foi atingida junto a telhas arrancadas. Vídeos circularam na internet mostrando telhas girando no ar neste perímetro do bairro.

A assessoria da Equatorial Energia Pará informou que um pequeno trecho do Benjamin Sodré ficou sem energia por conta do poste inclinado, mas o problema foi logo resolvido. A reportagem solicitou nota para a Prefeitura de Belém sobre os cuidados e procedimentos de retirada dos vegetais que caíram, mas não houve resposta até o fechamento do texto.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM