CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Cesupa participa de um novo modelo de autoavaliação desenvolvido pelo Semesp

Durante o ciclo avaliativo de um ano do projeto, o Cesupa irá promover reflexões acerca dos objetivos, modos de atuação e resultados obtidos na instituição.

O Liberal
fonte

A partir do ano que vem, o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) participará de um novo modelo de autoavaliação institucional, desenvolvido pelo Semesp - entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil. Um grupo com 11 instituições de ensino superior, de várias regiões do Brasil, participam do projeto-piloto e representam a diversidade do sistema em termos de porte, organização acadêmica e localização geográfica.
“O modelo proposto verificará as políticas e mecanismos adotados e, com essa análise, garantirá uma base sólida de informações válidas e confiáveis sobre seus diferentes processos institucionais, com vistas à identificação das práticas bem-sucedidas, para aperfeiçoá-las e melhorá-las, bem como das que revelam deficiências, a fim de corrigi-las, para cumprimento dos objetivos que aspiram alcançar”, afirma o diretor de Inovação Acadêmica e Redes de Cooperação do Semesp, Fabio Reis.
Durante o ciclo avaliativo de um ano do projeto, o Cesupa irá promover reflexões acerca dos objetivos, modos de atuação e resultados obtidos na instituição. Serão levadas em consideração as cinco áreas de avaliação institucional que contemplam as 10 dimensões avaliativas do Sinaes (Sistema de Avaliação da Educação Superior). Será utilizada uma metodologia de análise que considera missões, especificidades, diferenças de contexto e assimetrias geográficas, sociais e culturais, que levam a resultados que valorizem esses diferentes aspectos.
“O projeto-piloto proposto pelo Semesp é inspirado em padrões internacionais e defende a autonomia, o respeito à identidade institucional e os aspectos regionais, valores estes essenciais para que as IES exerçam de modo comprometido, relevante e edificante o seu mister. O projeto atende à legislação vigente sobre a matéria, buscando ir além da demarcação regulatória. Ele faz com que as instituições participantes aperfeiçoem e fortaleçam seus processos de autoavaliação, tornando mais consistente seus planejamentos estratégicos, na perspectiva de impulsionar as respostas devidas à sociedade quanto ao cumprimento de suas missões”, destaca o reitor do Cesupa, Sérgio Fiuza de Mello Mendes. 
Além do Cesupa, as instituições que participam da implantação do projeto são: União das Faculdades Francanas (Unifran); Uniararas,  Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB); Factum Faculdade e Escola Técnica, de Porto Alegre; Instituto Mauá de Tecnologia; Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA); Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB); e Faculdades Integradas Espírito Santenses (Faesa).

(Bruna Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Jorge Ferreira, coordenador do Núcleo de Atualidades)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM