Catedral de Belém rende homenagens a sua padroeira no domingo (5)

Festividade de Nossa Senhora da Graça será aberta com missa às 19h

Redação Integrada
fonte

A Festividade de Nossa Senhora da Graça, padroeira da Catedral Metropolitana de Belém, será aberta neste domingo (5), com a celebração da missa às 19 horas na Sé. O cônego da Sé, Roberto Cavalli, e paroquianos comemoram os 403 anos da paróquia que leva o nome da santa. 

A trajetória histórica da Catedral remonta ao fato de ter sido fundada em 1617 e ser a primeira igreja matriz da Arquidiocese de Belém, tendo sido dedicada sob os auspícios de Nossa Senhora da Graça. O templo foi erguido pelos padres jesuítas  e se manteve em pé graças a reformas feitas ao longo do tempo. Em 1714, o templo desmoronou por completo, passando assim os ofícios da matriz para a Igrejinha de São João Batista.

Desde a sua criação como paróquia Nossa Senhora da Graça até o templo antigo ruir por completo passaram-se 97 anos (1617 – 1714). Já no final do governo pastoral de dom Frei Guilherme de São José e Queiroz – 2° Bispo do Pará, no ano 1748, foi lançada a pedra fundamental da nova Matriz e Catedral do Bispado do Pará. Em 23 de dezembro de 1755, com a nova igreja ainda em obras, ocorreu o traslado do Santíssimo Sacramento da Igreja de São João para o novo templo, onde está instalada até os dias de hoje a sede da Paróquia e Sé de Belém.

Festividade

A Solenidade de Nossa Senhora da Graça é celebrada em 9 de julho. Este ano, por causa da pandemia da covid-19, não haverá a tradicional procissão luminosa. Porém, a data será marcada com o canto das Vésperas com “Te Deum”, às 18 horas, seguida da Santa Missa. Logo após, haverá um traslado com a imagem da padroeira pelas ruas do bairro histórico da Cidade Velha, quando, então, os paroquianos poderão, da frente de suas casas, saudar Nossa Senhora.

O traslado terá como itinerário: Saída da Catedral de Belém; rua Padre Champagnat; rua Siqueira Mendes; Igreja do Carmo (homenagem do Setor do Carmo); Beco do Carmo; rua São Boaventura; avenida Almirante Tamandaré; rua Padre Eutíquio; rua Avertano Rocha; travessa São Francisco; passagem Manoel Pedro (homenagem do Setor São Pedro e São José); travessa São Pedro; rua Avertano Rocha; rua Ângelo Custódio; travessa Joaquim Távora; Igreja de São Joãozinho (homenagem do Setor São João); rua Dona Tomásia Perdigão; travessa Félix Rocque; rua Dr. Asss; travessa Cap. Pedro Albuquerque; rua Ângelo Custódio; avenida Tamandaré;  travessa Gurupá, rua Dr. Rodrigues dos Santos; travessa Joaquim Távora; rua Cametá; travessa Gurupá; rua Dr. Malcher; Chegada na Catedral de Belém (homenagem do Setor da Graça).

O acesso ao templo permanecerá com o número reduzido de fiéis. Quem quiser participar deve retirar os tickets para as missas da festividade  com antecedência na Secretaria paroquial, em horário comercial. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM