Carretas ocupam via e dificultam o tráfego de pedestres na Estrada do Tapanã

Por conta das obras de duplicação, a pista ficou mais larga e isso tem sido o principal motivo para que os condutores estacionem os veículos na via.

Redação Integrada
fonte

Motoristas de uma empresa de transportes, localizada na estrada do Tapanã, em Belém, estão estacionando carretas e caminhões ao longo da rodovia, no trecho que vai da rua Haroldo Veloso até próximo ao cemitério do bairro. Essa prática está gerando um grande desconforto por parte de moradores e de quem trafega pela via. “Eles fazem a via pública de estacionamento. Essas carretas ficam paradas vários dias aí e atrapalham a nossa passagem”, reclamou o ciclista, Anderson Gomes, de 38 anos. 

A estrada do Tapanã está passando por obras do Governo do Estado, de requalificação e duplicação. Por consequência, a pista ficou mais larga e isso tem sido o motivo principal, segundo a comunidade, para que os motoristas da empresa deixem as carretas estacionadas no local. “Eu passo aqui todos os dias e tenho medo de ser atropelada. As autoridades têm que fazer uma fiscalização aqui porque isso não está certo”, sugeriu a dona de casa Maria da Conceição, de 52 anos. 

Não bastasse ter que se arriscar em meio aos carros, a comunidade ainda denuncia que os veículos estão isolando as paradas de ônibus da via, o que obriga as pessoas aguardarem pelo transporte coletivo no meio da pista. O ajudante de pedreiro, Marcos dos Reis, de 33 anos, conta que quase foi atropelado por uma moto ao ter que desviar de uma carreta para subir em um coletivo. “Eu tive que ir para o meio da pista para fazer sinal e subir no ônibus. Isso porque tinha uma carreta estacionada bem em frente à parada”, contou.

image As carretas estão bloqueando paradas de ônibus. (Divulgação)

Por telefone, a Amazon Transportes informou que os veículos estão estacionados na via por conta de uma obra de reparos que está sendo realizada no pátio da empresa. “Nós estamos com uma grande quantidade de veículos aqui na empresa e, por isso, decidimos reformar o piso da nossa garagem”, justificou o coordenador da empresa, Cláudio Valente.

Sobre os veículos estacionados em via pública, a empresa esclareceu que após a conclusão da obra eles voltarão a ser estacionados na garagem da empresa. “Até o final desta semana eles serão retirados e voltarão a estacionar no pátio da empresa”, finalizou Claudio.  

Sinalização na via 

Procurada pela redação integrada de OLiberal.com, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) informou que, durante as obras, a via encontra-se sob supervisão do governo estadual. “Só poderemos efetuar a fiscalização na área quando for feita a sinalização e a via devolvida à responsabilidade do município”, disse a Semob.

Já o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM) esclareceu que já iniciou o trabalho de sinalização nos trechos da rodovia do Tapanã onde os serviços de requalificação e duplicação foram concluídos. A previsão é que a obra na via seja concluída e entregue ao município até junho deste ano.

Legislação 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, estacionar o veículo em local proibido especificamente pela sinalização, bem como em ponto de embarque ou desembarque de passageiros de transporte coletivo, é uma infração grave, sujeito à multa no valor de R$ 195,23, cinco pontos na habilitação e passível de remoção.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM