CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Viado da Bike: conheça a história de José Américo, que está doente e precisa de doações

O morador mais conhecido do bairro de Fátima precisa de ajuda. Pedal solidário em prol do conhecido ciclista de Belém será realizado no sábado (26), às 17h, com saída em frente ao Santuário de Fátima

Laís Santana

Um problema de saúde afastou das ruas de Belém José Américo da Silva, de 65 anos, bastante conhecido como "Viado da Bike". O ilustre ciclista é morador do bairro de Fátima há mais de 30 anos e ganha a vida fazendo pequenos bicos na vizinhança, como compras na feira, entrega de roupas, capinagem, entre outros. Contudo, depois que a sua perna esquerda começou a apresentar problemas de circulação, o idoso passou a sentir muitas dores e ficou impossibilitado de pedalar, e até mesmo caminhar, o que também comprometeu o seu sustento. Para arrecadar doações para auxiliar no seu tratamento e alimentação, um pedal solidário está sendo organizado para o próximo sábado (26), às 17h, com saída do Santuário de Fátima.

VEJA MAIS

image Pedal solidário arrecada doações para o 'Viado da Bike'; entenda
Estão sendo aceitos alimentos não perecíveis e também qualquer quantia em dinheiro

Natural de Teresina, no Piauí, José Américo veio para capital paraense ainda criança, onde cresceu e se criou andando de bicicleta, visitando todos os bairros e até municípios da Região Metropolitana de Belém. O apelido "Viado da Bike" veio depois que José Américo apareceu em um programa de TV pedalando e acenando para as pessoas que o encontravam na rua.

"Perguntaram se eu me importava de ser chamado assim e eu disse que não. Gostei do apelido e ficou. Eu gosto que todo mundo me chame assim. Aqui na rua, é só perguntar 'onde o viado da bike mora?', que vão saber indicar. Me divirto quando passam na rua me chamando e buzinando, eu respondo dando 'tchau'. Gosto de alegrar as pessoas", afirma. 

Problema na perna mudou a rotina do ‘Viado da Bike’

A rotina de pedaladas e serviços pelo bairro mudou há três semanas, quando o "Viado da Bike" começou a perceber que algo de errado estava acontecendo com sua perna esquerda. "Começou a escurecer e eu passei a sentir muita dor, tipo um formigamento. Tem dias que não consigo nem pôr o pé no chão. Não andei mais de bicicleta porque dói muito. Eu tenho medo de bater e piorar a minha perna", detalha. 

O idoso buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sacramenta, onde passou por avaliação médica, fez exames e foi medicado. Agora, ele aguarda por uma consulta com um cirurgião vascular que irá avaliar a necessidade de uma cirurgia para tratamento de varizes que foram identificadas na perna.

"Se for preciso operar, eu tenho medo, mas é o único jeito. Se for preciso fazer a cirurgia eu vou fazer, tudo pra melhorar essa perna. Tenho fé em Deus que vou voltar a andar de bicicleta".

Toda ajuda é bem vinda

Devoto de Nossa Senhora de Fátima, José Américo tem se apegado à fé para vencer as dificuldades causadas pela doença. "Eu não tenho mais alegria na vida, só quero recuperar minha saúde pra poder voltar a vida normal. Desejo saúde pra todo mundo ,porque é muito ruim não poder fazer as coisas. Peço que as pessoas que me conhecem possam me ajudar", apela. 

Como ajudar o ‘Viado da Bike’?

O organizador do evento beneficente, professor Evander Batista, explica que as pessoas podem participar da ação de três formas:

  • estando presente no pedal solidário;
  • doando alimentos não perecíveis;
  • através da doação de qualquer quantia em dinheiro, através do pix (91) 9 8155-3115 em nome de Evander de Jesus Oliveira Batista (Banco do Brasil). 

“O que ele tem é um problema de circulação sanguínea muito sério. Ele tem muitas varizes na perna, e agora estão vindo as consequências disso. Ele sente dores, a batata da perna já está adoecida. E ele está muito triste, a gente também, porque ele sempre foi um divulgador do ciclismo aqui em Belém”, disse Batista.​​

Serviço

Pedal solidário em prol do Viado da Bike

Data: sábado, 26 de março
Horário: 17h
Local: Em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na rua Antônio Barreto, nº 2167
Doações: Chave pix (91) 9 8155-3115 - Evander de Jesus Oliveira Batista (Banco do Brasil)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM