CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

BRT tem demanda pequena com novo horário de circulação

Passageiros concordaram com decisão judicial

Redação integrada

No primeiro dia de cumprimento da decisão do juiz Raimundo Rodrigues Santana, da 5ª Vara da Fazenda da Comarca de Belém, de que o Sistema BRT em Belém passasse a oferecer um novo horário de funcionamento, a demanda de passageiros foi baixa, mas confirmou a necessidade de um melhor serviço aos usuários. "Esse novo horário melhorou a situação do transporte nesse horário da noite, mas o serviço já deveria ter sido implantado há tempo", afirmou o professor João Araújo, 60 anos, que desembarcou por volta das 21 horas no Terminal do Tapanã, na avenida Augusto Montenegro, vindo em um ônibus exclusivo do BRT do bairro de São Brás. Para ele, num comparativo com o sistema de transporte rápido de passageiros em ônibus, em outras cidades do País, o de Belém fica a desejar, precisando, por exemplo, "normalizar os horários dos ônibus". O coletivo que transportou João Amaral transitou, com apenas 15 passageiros, tem capacidade para levar 49 pessoas sentadas.

Até o sábado (22), o horário dos ônibus do Sistema BRT era de 6h às 20 horas. Agora, passa a ser de 5h às 23 horas, de segunda a sábado. Ednaldo Pereira, 50 anos, supervisor do Terminal Rodoviário de Belém, apanhou um ônibus do BRT no Terminal do Tapanã para seguir viagem ao local de trabalho. Ele entrava no serviço às 22 horas. "É minha primeira vez no ônibus do BRT nesse horário, que é melhor para mim", disse. Ednaldo relatou que, antes, apanhava um ônibus de linha urbana normal. "Eu tinha que ir mais cedo e demorava um bocado para chegar ao trabalho", afirmou Ednaldo, assentando-se no ônibus em novo horário.

O Sistema BRT em Belém conta com oito ônibus do tipo sanfona. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) informou, nesta segunda-feira, que irá avaliar a demanda nos ônibus atuais do sistema para definir se colocará novos veiculos em circulação. A Semob informou que de 5 às 5h30, não houve demanda nesta segunda. Às 5h30, apenas um estudante foi transportado no Sistema.

De acordo com a Prefeitura de Belém, as viagens se iniciam no terminal de integração do Tapanã e seguem até o terminal São Brás. Ao longo da avenida Augusto Montenegro, estão em funcionamento as estações Sideral, Morada do Sol, Parque Shopping, Templo Centenário, Marinha, Marambaia, além dos terminais de integração do Mangueirão e Tapanã. Na Avenida Almirante Barroso, além do terminal de São Brás, funcionam as estações Antônio Baena/ Curuzu e Júlio César. Todas as demais estações do Sistema BRT passarão a operar quando for entregue a última etapa de obra do BRT, atualmente concentrada no trecho entre o terminal Tapanã e terminal Maracacuera.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM