CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Boi Bumbá Resolvido agita público no Arraiá da Capitá

Mostra cultural acontece na Praça dos Estivadores

Eduardo Rocha
fonte

Na primeira noite de apresentação de grupos juninos na Praça dos Estivadores, no Centro Histórico de Belém, como parte do Arraiá da Capitá, da Prefeitura Municipal, o Boi Bumbá Resolvido, do Distrito de Icoaraci, foi uma das atrações ao público e fez bonito. Com indumentárias coloridas e, sobretudo, animados, os 40 componentes do folguedo mostraram, em sua primeira apresentação no local, porque mereciam estar no palco. "O boi tem 55 anos de história, e para a gente é sempre um prazer se apresentar ao público", afirmou Miguel Santos, cordenador do boi bumbá. A sobrinha dele, Kalyane Santos, na plateia tirando fotos, deu o tom do entusiasmo e compromisso do grupo com a quadra junina em Belém. "Eu adoro estar aqui com o Boi; é a cultura da nossa família".

Esse vínculo forte dos folguedos juninos com as famílias nas cidades brasileiras, com sua história e nuances, é alvo de estudos do pesquisador Felipe Calil Abrão, que está em Belém para um congresso de história na Universidade Federal do Pará (UFPA). "Eu pesquiso a relação do Bumba Meu Boi do Piauí com o do Maranhão, e vim conhecer o do Pará que tem um trabalho de comédia", afirmou Felipe Calil. 

Além do Boi Bumbá Resolvido, estavam programados para se apresentar, nesta sexta-feira (14), na Praça dos Estivadores, onde funciona o Arraial do Boi Pavulagem, os grupos: Grupo Parafolclórico Vaianga; Grupo de Expressões Folclóricas Charme Caboclo e Grupo Carimbó Mururé. Para este sábado (15), a partir das 19 horas, estão programados os grupos: Misterioso de Itaiteua; Grupo Parafolclórico Flor da Amazônia; Projeto Cultural Ananin Dance; Grupo de Carimbó Oirandé Ará e a Associação Cultural Mistura Regional.

O presidente da Fundação Cultural do Município de Belém, Fábio Atanásio, destacou que a programação do Arraiá da Capitá abrange a mostra cultural na Praça dos Estivadores, nas sextas e sábasdos; os cortejos do Arraial do Pavulagem aos domingos; o concurso de quadrilhas juninas na Aldeia Amazônica a partir do dia 20 e mostra de cordões de pássaro e pássaros juninos no Museu Emílio Goeldi neste domingo (16). "Os grupos juninos estão mais próximo das pessoas nesses espaços", destacou Fábio Atanásio.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM