Belenenses ainda têm alguns dias para apreciar a florada dos ipês
O mês de setembro encerra o período de floração e marca o início da frutificação da espécie
Os belenenses ainda têm alguns dias para contemplar a florada dos ipês rosa e amarelo, que ocorrem em alguns espaços da capital paraense, como avenidas, cantos e praças. O período de floração dessa espécie muda um pouco a rotina da cidade, já que além de contribuir para a arborização, as árvores embelezam os corredores viários e despertam uma sensação de bem estar.
A flor do ipê é considerada símbolo do país. Por isso, a maior parte das cidades brasileiras mantém o cultivo preferencial dessa espécie em projetos de arborização. O fenômeno da floração dos ipês dura uma semana e ocorre uma vez ao ano, entre os meses de julho e setembro, dependendo das condições do solo e dos vegetais.
Na América existem mais de 800 espécies de ipês. De acordo com o Manual de Orientação Técnica de Arborização Urbana de Belém, elaborado em 2012, foram plantados 1.836 pés de ipês amarelo e rosa na Região Metropolitana de Belém.
Na manhã desta terça-feira (24), o canteiro central da avenida Almirante Barroso, no perímetro entre as avenidas Júlio César e Tavares Bastos, no bairro do Souza, exibia havia vários pés de ipê rosa carregado de flores. Todos os anos, o colorido desse cenário encanta quem passa por esse trecho do principal corredor viário que liga o centro à BR-316.
O agente de portaria José de Souza, 71 anos, trabalha e transita pelo bairro do Souza há 41 anos. “Aqui onde trabalho tem muitas árvores de ipê amarelo, e menos de ipê rosa. Cada um dá flor no seu tempo. Agora estamos na época da florada do ipê rosa. É emocionante ver esse espetáculo da natureza. Além da flor ser linda até ao cair ela ajuda a enfeitar o caminho de quem passa. Essa área aqui, por exemplo, vira um tapete amarelo. Além do mais, isso só acontecesse uma vez no ano, que é quando a cidade ganha mais vida. Belém precisa de muito mais árvores assim, principalmente no centro, para embelezar mais as ruas e atrair os turistas ”, opina José, que trabalha na Fundação Pestalozzi do Pará.
Heloísa Lima, 57 anos, é dona de casa e mora em Belém há 35 anos. Ela também é apaixonada por esse fenômeno. “Todos os anos eu acompanho a florada dos ipês. Acho lindo isso. Foi uma iniciativa muito boa colocar ávores dessa espécie para enfentar o canteiro central da Amlmirante Barroso. As árvores são importantes para a renovação do oxigênio e, por isso, precisam de cuidados. Deveria ter mais delas na cidade. Quando tenho visita em casa nessa época sempre ouço das pessoas o quão encantadas ficam com esse cenário. Além de tudo é agradável ver a cidade cheia de flores, mesmo porque Belém é muito quente”, opina.
A floração dos ipês acontece na fase adulta da planta, entre dois e três anos, e também pode variar de acordo com as condições do solo e da espécie da planta.O ipê é originário da Mata Atlântica, do cerrado e de florestas mais densas, mas a espécie ocorre em todo o Brasil, pela fácil adaptação ao clima da região.
Depois da fase de floração, entre julho e setembro, o ipê amarelo fica sem folha e, em seguida, passa pela etapa de frutificação, entre outubro e novembro, quando recupera a cobertura novamente. Essas características os difere dos ipês rosa.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) traz mais informações sobre os ipês e orienta sobre como introduzir a espécie para arborização de espaços urbanos.
Quais os tipos de ipês que existem em Belém e desde quandoeles foram introduzidos?
Existem quatro tipos de arbóreas (Ipê rosa, branco, amarelo e roxo) e uma arbustiva, que chamamos de Ipê Mirim.
Quantas árvores dessa espécie existem na cidade?
Aproximadamente 10 mil árvores.
Quais são as cores de ipês que têm em Belém?
Rosa, Branco, Amarelo e Roxo.
A Semma tem ampliado o cultivo da espécie em áreas urbanas? De quanto por cento foi esse aumento ao longo dos últimos anos?
Sim. A espécie faz parte das indicações do Manual de Orientação Técnica de Arborização Urbana de Belém, elaborado em 2012. O plantio de ipês é realizado diariamente em calçadas, canteiros e praças da cidade.
Deve ampliar o quantitativo? Para quais bairros e áreas?
Sim. Por meio de reposição em locais adequados para a espécie.
Por que a preferência e/ou escolha por essas áreas?
São locais adequados para a espécie.
Além de ajudar na arborização, essa espécie tem outras vantagens e/ou peculiaridades? Quais?
Sim. O ipê é de fácil manutenção de podas.
Em quais meses ocorre a floração da planta?
De agosto a novembro.
Com quanto tempo o ipê entra na fase da floração?
Três anos após o plantio.
Qual é a origem dos ipês? De qual região?
Brasil. A vegetação é do cerrado.
Foi fácil essas árvores se adaptarem ao nosso clima?
Devido ao clima quente da região amazônica.
Os ipês amarelo e rosa têm características que os diferenciam? Quais?
O ipê amarelo possui copa triangular e folhas serrilhadas. O ipê rosa apresenta desenvolvimento mais rápido e folhas maiores
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA