CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém terá hospital público veterinário em 2020

Lançamento do projeto ocorreu no Hangar nesta quinta-feira (22)

Eduardo Rocha

Até o final do primeiro semestre de 2020, a Cidade de Belém já deverá contar com o primeiro Hospital Público Veterinário da Região Norte, o Hospital Dr. Vahia. O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, fez o lançamento oficial do projeto ao participar da programação de encerramento do II Congresso dos Médicos Veterinários da Amazônia Legal (AmazonVet/ I Congresso Brasileiro de Animais Selvagens, no Hangar, no começo da noite desta quinta-feira (22). O evento, iniciado na terça-feira (20), reuniu 1,3 mil participantes, inclusive, palestrantes internacionais, e foi promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Pará (CRMV PA).

Ao lado do secretário municipal de Saúde, Sérgio Amorim, o prefeito Zenaldo Coutinho disse que o projeto do hospital é fruto de um esforço coletivo, em particular de uma comissão de técnicos. Zenaldo informou que em 2 de setembro a Prefeitura de Belém abrirá licitação visando iniciar a construção do hospital. 

O projeto, como relatou o prefeito, surgiu do fato de a causa animal estar associada à saúde humana, e na sequência de um novo funcionamento para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), com aquisição de equipamentos e ambulatório, a qualidade do espaço, a ampliação de cirurgias de castração com aumento do centro cirúrgico, aquisição do Castramóvel, as feiras de adoção (hoje, na 36ª edição),

"E precisávamos ter a saúde animal assegurada, sobretudo, para aqueles animais abandonados, de famílias de baixa renda que não têm condições de pagar um tratamento emergencial, consultas. Então, como havíamos avançados na saúde humana com a construção de UPAs e reestruturação de hospitais de Pronto-Socorro, a gente veio para garantir o hospital veterinário", afirmou o prefeito Zenaldo.

O CCZ atualmente tem capacidade para realizar 6 mil castrações/ano em cães e gatos, bem superior às 800 em 2012. O Hospital Público Veterinário de Belém está orçado em R$ 1.900.000,00, recursos da Prefeitura via financiamento na Caixa Econômica Federal. "O hospital atenderá cães e gatos de famílias de baixa renda e contribuirá com o controle de doenças transmitidas por animais. "Esse é um grande avanço, um grande ganho para a população, protetores e pessoas que amam os animais", destacou o Sérgio Amorim.

o Hospital Dr. Vahia vai ofertar serviços de baixa e média complexidade de urgência, consultas, cirurgia gera, vacinação antirábica, exames laboratoriais e de imagem, curativos, fluidoterapia e palestras de educação em saúde. A unidade terá capacidade mensal para 720 atendimentos de urgência, 1.080 consultas, 210 cirurgias oncológicas  60 cirurgias ortopédicas e 300 de emergência e 630 procedimentos de castração.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM