Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belém tem 'Dia D' de vacinação contra poliomielite e outras doenças, neste sábado (20)

Cerca de 93 mil crianças menores de cinco anos podem se imunizar contra a poliomielite em Belém

Camila Guimarães

Neste sábado, 20, ocorre em Belém o 'Dia D' da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A programação busca aumentar a cobertura vacinal contra várias doenças, além da pólio, como o sarampo e o HIV. Nesta data, além salas de vacinação, outros locais estratégicos estarão funcionando, como praças, escolas, centros comunitários, entre outros, os quais serão divulgados em tempo oportuno.

 

Poliomielite

Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Belém, esse público corresponde a cerca de 93 mil crianças. As menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; as crianças de um a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

VEJA MAIS

Belém realiza 1ª campanha de vacinação contra raiva humana
Capital paraense não registra casos de raiva humana desde 1987

Ananindeua começa a vacinar crianças nas escolas municipais
O objetivo é reforçar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, que ocorre em todo o Brasil

A campanha contra a poliomielite busca alcançar ao menos 95% das crianças público-alvo. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença.

 

Multivacinação

A Multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos tem o objetivo de recuperar a cobertura vacinal da população que deixou de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Por isso, serão disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.

Vacinação em Marituba: o serviço de imunização ficará disponíveis apenas nos dias 16 a 19 de agosto
A vacinação da covid-19 no munícipio de Marituba foi suspendido na segunda-feira (15) por causa do feriado de Adesão ao Pará. Mas, o serviço deve retornar na terça-feira (16) e seguirá pelos próximos dias da semana

Belém retoma vacinação contra covid-19, gripe e sarampo nesta terça (16)
Confira os pontos estratégicos para a imunização na capital do Pará

Os pais de crianças e adolescentes devem levá-los junto com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.

 

Vacinas disponíveis na campanha

→ Poliomielite - crianças menores de 5 anos nas seguintes condições: crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; crianças de um a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
 
→ Na faixa etária de 1 a 4 anos: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

→ Para adolescentes abaixo de 15 anos: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM