Belém tem 'Dia D' de vacinação contra poliomielite e outras doenças, neste sábado (20)
Cerca de 93 mil crianças menores de cinco anos podem se imunizar contra a poliomielite em Belém

Neste sábado, 20, ocorre em Belém o 'Dia D' da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação. A programação busca aumentar a cobertura vacinal contra várias doenças, além da pólio, como o sarampo e o HIV. Nesta data, além salas de vacinação, outros locais estratégicos estarão funcionando, como praças, escolas, centros comunitários, entre outros, os quais serão divulgados em tempo oportuno.
Poliomielite
Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças menores de 5 anos de idade (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Em Belém, esse público corresponde a cerca de 93 mil crianças. As menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; as crianças de um a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
VEJA MAIS
A campanha contra a poliomielite busca alcançar ao menos 95% das crianças público-alvo. A vacinação é a principal forma de prevenção. O Brasil não detecta casos de poliomielite desde 1989 e, em 1994, recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de eliminação da doença.
Multivacinação
A Multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos tem o objetivo de recuperar a cobertura vacinal da população que deixou de tomar os imunizantes previstos no calendário nacional, conforme o Programa Nacional de Imunizações (PNI). Por isso, serão disponibilizadas doses que protegem contra diversas doenças como tuberculose, hepatite, tétano, difteria, meningite, febre amarela, sarampo, rubéola, caxumba, catapora, gripe e covid-19, entre outras.
Os pais de crianças e adolescentes devem levá-los junto com suas cadernetas de vacinação para que as equipes de saúde possam identificar quais imunizantes precisam ser aplicados.
Vacinas disponíveis na campanha
→ Poliomielite - crianças menores de 5 anos nas seguintes condições: crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário; crianças de um a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
→ Na faixa etária de 1 a 4 anos: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
→ Para adolescentes abaixo de 15 anos: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA