Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Belém recebe o 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia

De 8 até 12 de agosto, o congresso debaterá a integração entre a biodiversidade e biotecnologia na Amazônia

Vitória Reimão

De 8 a 12 de agosto, será realizado o 2° Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (2° CBBBA), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento é elaborado pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG - Bionorte). Serão apresentados trabalhos com premiação e minicursos, vitrine tecnológica, além de propor atividades que envolvem mesas redondas com o público e uma ampla feira de exposição. 

O congresso tem como proposta discutir sobre a biodiversidade, a conservação e a biotecnologia, além de retratar sobre a melhor forma de conhecimento voltada à diversidade biológica, no qual irá contribuir para o desenvolvimento da aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos. Com isso, a finalidade é direcionada para promover a conservação e o uso sustentável do bioma amazônico. 

A estimativa é reunir mais de 2 mil pessoas. Para o professor Sandro Percário, Presidente do evento e coordenador geral do PPG-Bionorte, a convenção convida profissionais das áreas relacionadas aos temas, assim como graduandos e discentes da pós-graduação que irão receber enriquecimento técnico e científico. 

Palestrantes vindos de todo o Brasil irão conduzir a programação do congresso. “Também estarão presentes representantes das agências governamentais de fomento à pesquisa e das 27 instituições públicas que participam do BIONORTE nos nove estados da Amazônia Legal”, disse o coordenador Sandro.  

Programação

Na segunda-feira, dia 8 de agosto, serão feitas visitas técnicas à Ilha do Combu e em empresas locais, a partir das 9h. O cronograma de atividades também conta com a programação científica para jovens pesquisadores. Das 14h até 18h, será realizado minicursos práticos como o exemplo do curso de conservação e uso de recursos genéticos como vegetais de plantas medicinais e aromáticas. 

No dia 9 de agosto, a programação da manhã e da tarde será composta de minicursos, envolvendo dinâmicas como o exemplo da capacitação voltada a validação de métodos espectrofotométricos. A partir das 18h, haverá a cerimônia de abertura em comemoração aos 10 anos do PPG-Bionorte. 

Já no dia 10 de agosto, as atividades serão iniciadas às 9h com palestras voltadas ao tema do congresso. Também haverá apresentação de trabalhos, além dos debates intitulados de mesas redondas que serão iniciados às 14h. O encerramento está previsto para 16h. 

Nos dias 11 e 12, as programações também serão iniciadas a partir das 9h, t com apresentação de trabalhos, mas será feito vitrines tecnológicas com apresentação de demandas da iniciativa privada para desenvolvimento de bioprodutos. 

Serviço

Data: 8 a 12/08/2022
Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia – Belém/PA

 

(Vitória Reimão, estagiária sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias)

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM