CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém passa de 100 furtos de cabos em 2022; mais de 3,6 km de fiação foram furtados

Destes casos, 22 ocorrências se referem a cabos gerais, como aponta a Guarda Municipal. Já 86 ocorrências de furto de cabos de semáforo, segundo dados informados pela Semob

Gabriel Pires
fonte

Mais de 100 casos de furto de cabos foram registrados em Belém durante todo o ano de 2022. Destes casos, 22 ocorrências se referem a cabos gerais, como aponta a Guarda Municipal de Belém (GMB). Já 86 ocorrências de furto de cabos de semáforos, segundo dados informados pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). O período corresponde ao mês de janeiro a dezembro do ano passado.

Na última quarta-feira (4), um caso de furto de cabos foi registrado por volta das 17h, na travessa Quintino Bocaiúva, na esquina com a rua Boaventura da Silva, no bairro do Reduto, em Belém. Em vídeo enviado à Redação Integrada de O Liberal, um casal foi avistado furtando a fiação de um poste na área. Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), o furto ocorreu nos cabos de telecomunicações.

A maior parte dos furtos são de cabos de semáforo, detalhou a Semob. Os bairros com mais ocorrência de furtos de cabos são Batista Campos, Reduto, Campina e Nazaré. No total, foram 3.691 metros de cabos furtados. Na avaliação da superintendência, com a quantidade de cabos furtados somente neste ano, daria para fazer a instalação elétrica completa em aproximadamente 13 novos cruzamentos. Todos os casos foram registrados junto à Polícia.

VEJA MAIS

image Furto de cabos em Belém: Reduto lidera ocorrências, aponta Semob; prejuízo chega a R$ 20 mil
Neste ano, já foram furtados quase 3 quilômetros de cabos, causando problemas para a sinalização de trânsito

image Passageiro tem mochila roubada ao entrar em carro de aplicativo no Reduto; vídeo
Os bandidos fugiram sem deixar pistas

image Furtos de cabos destroem calçadas na Doca, em Belém
Novo crime impacta a vida de pedestres no bairro do Reduto

“A Semob comunica que há o prejuízo operacional, pois, em consequência dos furtos, ocorre o deslocamento de suporte técnico operacional, gastos com material sobressalente, queima de placas eletrônicas, devido ao curto circuito proveniente do furto e desativação de semáforos e radares”, finalizou a nota. 

Rondas

Para coibir esses atos, a Guarda Municipal de Belém (GMB) informou, por meio de nota à reportagem, que "...realiza, diariamente, rondas nos bairros, por meio de motos e viaturas. O órgão esclareceu, também, que não foi notificada e nem acionada o caso que ocorreu na última quarta-feira. No entanto, a Guarda Municipal intensificou o patrulhamento no local, aumentando o número de rondas".

“A Guarda Municipal de Belém informa que em 2022 fez um mapeamento e instalou 40 câmeras na cidade, para ajudar na prevenção de casos de furto de fiação”, seguiu a nota da Guarda Municipal.  

Em nota, a Equatorial Energia também se manifestou sobre o assunto esclarecendo que "...a fiação é de telefonia ou internet, o que não é de responsabilidade da Equatorial Pará”. Já a Polícia Civil, informou que “o caso não foi registrado na Seccional urbana do Comércio, que atende a área. A PC reforça a importância da formalização da ocorrência para que os casos possam ser devidamente apurados”.

Furto de cabos em 2022

Cabos em gerais: 22

Cabos de semáforo: 86 casos

Total de furtos: 108 casos

Fonte: Guarda Municipal de Belém (GMB) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM