Belém ganhará festa dos 404 anos neste domingo (12)

Programação abrange missa, homenagens, bolo de aniversário e shows

Eduardo Rocha

Os 404 anos de fundação da Cidade de Belém, capital do Estado do Pará, a serem completados neste domingo (12), serão comemorados em alto estilo com cerimônias religiosas, prestação de serviços, um bolo de aniversário e a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a cargo da Prefeitura Municipal, entre outras atrações. A programação comemorativa da data foi divulgada nesta terça-feira (7) pela Prefeitura e será desenvolvida das 8 horas até a meia-noite, em homenagem à Cidade das Mangueiras.

A abertura da programação contará, às 8 horas, com uma missa em Ação de Graças, na Catedral Metropolitana, no bairro da Cidade Velha. A cerimônia será celebrada pelo bispo auxiliar de Belém, dom Antônio de Assis Ribeiro. Às 9h30, a Assembleia de Deus promoverá um “abraço de gratidão e oração” pelos 404 anos da capital, no entorno do Palácio Antônio Lemos.

Serviços

Também a partir das 8 horas, mais de 20 órgãos municipais vão levar até à população serviços como vacinação e consultas médicas e emissão do passe estudantil, por meio da ação Prefeitura no Ver-o-Peso. Os serviços serão ofertados até às 13 horas, e quem tiver interesse em participar de algum dos programas deve estar munido dos documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, cartão do SUS e carteira de vacinação.

Outra atração no dia dos 404 anos de Belém será o funcionamento, das 9h às 13h, de uma nova edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos, desta feita, no Largo da Sé, na Cidade Velha. Serão apresentados 40 animais vermifugados e preparados para receber um lar. Quem quiser adotar um dos pets, basta apresentar o RG e o comprovante de residência, como informa a Prefeitura.

Bolo

O "Parabéns para Belém" será cantado a partir das 10 horas, com direito a bolo e velinha, em uma tenda que será montada na Feira do Ver-o-Peso. Para este momento, organizado pela Coordenadoria de Turismo de Belém (Belemtur), está sendo preparado pela panificadora Versailles, parceira da Prefeitura de Belém, um bolo de 20 metros de comprimento, com recheio de goiabada, mousse de maracujá, doce de leite e baunilha, com cobertura de glacê mesclado, com chocolate e frutas. Seis funcionários da panificadora preparam o bolo especial, utilizando 1.560 ovos, 100 quilos de trigo, 100 quilos de açúcar, 35 litros de leite, 90 quilos de doce de leite, 15 quilos de glacê, 10 quilos de frutas cristalizadas, 30 quilos de manteiga e, acima de tudo, muito amor.

Há 18 anos, a panificadora Versailles prepara o bolo para o aniversário da capital, e um dos segredos usados na massa é o vinho do porto, acompanhado do sentimento de felicidade. "Estamos muito felizes de, por mais um ano, preparar o bolo do aniversário da nossa cidade. É muito bom ter o nosso trabalho reconhecido dessa maneira", contou o gerente da Versailles, Otávio Coelho.

Presente

Gestores municipais vistoriarão o Hospital Pronto Socorro Municipal Humberto Maradei Pereira, no bairro do Guamá, por volta das 11 horas. O HPSM Guamá foi reformado e ampliado, com aumento do número de leitos de 68 para 93, teve a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ampliada em dez leitos, novos equipamentos e aparelho de tomografia, no padrão exigido pelo Ministério da Saúde, elevando esse hospital de média para alta complexidade. Em breve, o hospital será inaugurado e entregue à população.

A inauguração da UPA João Menezes, no bairro da Marambaia, ocorrerá às 15h30, deste domingo (12), na rua Maravalho Belo. Às 17h30, será celebrado o Culto Evangélico, na Igreja Central Assembleia de Deus, na travessa 14 de Março com avenida Governador José Malcher. A Solenidade de Imposição da Medalha do Mérito Francisco Caldeira de Castelo Branco a personalidades paraenses e não paraenses, ocorrerá no Salão de Eventos do Hotel Sagres, no bairro de São Brás, às 19 horas.

Atrações musicais farão a festa no Portal da Amazônia, a partir das 18 horas. Entre as atrações confirmadas estão Pedrinho Callado e Banda, Mahrco Monteiro e a banda Camarote Vip. "As pessoas precisam comparecer ao Portal da Amazônia e celebrar esse momento de comemoração desta cidade acolhedora, de pessoas lindas, desse cheiro gostoso, dessa culinária maravilhosa, que é Belém do Pará. O show será inesquecível", adiantou o cantor e compositor Pedrinho Callado.

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM