CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Belém e mais três cidades do Pará farão levantamento de déficit arbóreo da capital

Cerca de 150 mil árvores devem ser plantadas em busca de um modelo de sustentabilidade

Camila Azevedo
fonte

Três municípios do Pará irão auxiliar Belém a fazer um levantamento do déficit arbóreo da cidade. As gestões de Abaetetuba, Barcarena e Santarém devem se reunir na próxima semana, com data ainda a definir, para ajustar os detalhes. Além disso, cerca de 150 mil árvores devem ser plantadas para ajudar a capital paraense a se tornar mais sustentável, com mais verde e preservação florestal. As ações foram tratadas pelo prefeito Edmilson Rodrigues, na última quinta-feira (4), em Brasília.

As reuniões envolveram o prosseguimento das obras do Igarapé do Mata Fome, no bairro do Tapanã, do Programa da Bacia da Estrada Nova (Promaben), o desenvolvimento e fortalecimento da região amazônica por meio de projetos em parceria com instituições internacionais, que tem o intuito de ajudar a cidade a alcançar uma melhor performance dentro dos propósitos de sustentabilidade.

Em entrevista exclusiva concedida ao Grupo Liberal, o gestor destacou os pontos a serem seguidos em todas as fases do processo de busca por uma região mais limpa e ecológica.

Iniciativa internacional visa reflorestar Belém

Um desses programas é o Cities4Forest, da WRI, uma Organização Não Governamental (ONG) internacional com atuação no Brasil e tem relação com a Frente Nacional de Prefeitos. A ideia é investir no plantio de árvores para tornar Belém mais arborizada, restaurando, conservando e gerenciando a natureza. De acordo com o prefeito da capital, são necessárias cerca de 480 mil mudas na cidade. Para isso, 150 mil destas serão plantadas até 2024. Com as plantações, a perspectiva é que um balanço climático seja criado.

“Temos o desafio de arborizar a parte continental de Belém. Onde tem bairros como Guamá, Terra Firme, Jurunas, Cremação, São Brás, os mais conhecidos, mais centrais, como a Cidade Velha, e os mais populosos, é exatamente onde tem menos árvores. Então, participar dessa rede de cidades para a floresta, ter noção da arborização como elemento importante da defesa do clima, do equilíbrio climático, é fundamental”, comentou Edmilson.

Alcançar até 2030 os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável é a meta. Para isso, o passo seguinte é reunir com as demais cidades que aderiram ao compromisso e juntar dados referentes à quantidade de árvores em falta. A construção de cercas para proteger as espécies de furtos também está no planejamento.

“Já se uniram Abaetetuba, Barcarena e Santarém. A reunião contará com a presença de outras prefeituras. O objetivo é que eles nos ajudem a fazer o levantamento do nosso déficit arbóreo. Com base nas informações, a ONG vai buscar recursos com as parceiras internacionais para nos ajudar no processo de superar as debilidades”, detalhou o prefeito.

Sustentabilidade também é buscada na Associação Municipal do Brasil

Outro compromisso feito durante a visita do prefeito a Brasília é a inclusão de Belém na Associação Municipal do Brasil (AMB). A entidade é financiada pela União Europeia e, no âmbito mundial, mais de 11 mil prefeitos fazem parte para lutar pelo clima e pela geração de energia.

Com a entrada da cidade na associação, ficam disponíveis atividades para Belém ter acesso, como informações e premiações. “Para participar, eu assino um manifesto da rede em defesa do clima como prefeito, mas também assino a filiação a entidade. Com isso, a gente tem direito de receber informações, participar de fóruns e receber uma premiação anual conforme os avanços no âmbito dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável. Eles vão nos ajudar formando os servidores públicos a uma série de programas de formação técnica, além de buscar recursos para apoiar projetos concretos”, disse Edmilson Rodrigues.

A adesão leva ainda Belém a fazer parte do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM