Belém e Ananindeua não têm mais vacinas contra gripe
Nos postos de vacinação, os servidores estimam apenas que em abril novas doses cheguem

Não há mais vacinas contra a gripe em Belém. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) havia informado, na noite desta terça-feira (4), que os estopques estavam perto do fim. E na manhã desta quarta (5) confirmou que por enquanto não há mais doses disponíveis. O aumento da procura se deu pelo surto da variante H3N2 do vírus Influenza A, o que fez a meta de vacinação contra a doença ser ultrapassada na capital.
Por nota, a Sesma garantiu que mais de 500 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe na capital. E apenas por isso, o surto de gripe H3N2 não teve casos graves e que necessitassem de internação. Poucas pessoas ainda podem estar encontrando as doses finais nos quase 70 postos de vacinação disponíveis.
Ainda em dezembro de 2021, a Prefeitura de Ananindeua já havia comunicado que estava sem doses de vacinas contra a gripe e já tinha solicitado mais doses. A Prefeitura de Belém informou que também já demandou mais doses ao Ministério da Saúde e, por enquanto, a previsão é de que novos estoques cheguem em abril deste ano.
A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com o Ministério da Saúde e com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) para falar sobre os estoques de vacinas e previsão de novas remessas de doses.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA