Belém 408 anos: chuva marca presença no dia do aniversário da capital
A chuva começou por volta das 8h e seguiu mais franca ao longo da manhã

A tradicional chuva de Belém marcou presença na manhã desta sexta-feira (12), dia em que a capital completa 408 anos. Por volta das 8h, quando estava encerrando a missa de aniversário na Catedral Metropolitana, o tempo começou a fechar na área do centro e em outros bairros. A programação oficial de celebração, no Complexo do Ver-o-Peso, atrasou alguns minutos enquanto a população aguardava a chuva diminuir.
VEJA MAIS:
Mesmo com o contratempo do clima, o cronograma seguiu na Praça do Relógio com um abraço simbólico em Belém pela comunidade evangélica, ato organizado pela igreja Assembleia de Deus. Os participantes se mobilizaram com sombrinhas.
Por volta das 10h, no momento dos parabéns e do corte do bolo, em frente ao Solar da Beira, mais sombrinhas, filas e expectativa para pegar uma fatia do doce sem se molhar.
Alagamentos
A chuva também provocou alagamentos em alguns bairros. O trecho da Alcindo Cacela, entre a rua dos Mundurucus e rua dos Pariquis, foi tomado pela água. Por volta das 11h, o trânsito estava bastante lento no perímetro. Veículos e ciclistas tentaram disputar o pouco espaço e se arriscaram passando por dentro da água. A reportagem solicitou à Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) nota de esclarecimento sobre o ponto de alagamento e aguarda retorno.
Galho de árvore
Em meio à chuva, por volta das 9h30, um galho de uma árvore desabou de dentro do Bosque Rodrigues Alves, ao lado da travessa Lomas Valentinas. A passagem de pedestres pela calçada foi obstruída e a situação exigiu atenção redobrada de condutores.
A tradicional chuva
Conhecida tradicionalmente como uma das características da capital paraense, a chuva, que tem aparecido nas últimas semanas em meio ao contexto de inverno amazônico, seguiu ao longo da manhã, em alguns momentos mais forte e, em outros, mais fraquinha.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA