Belém começa a vacinar adolescentes na próxima quarta-feira

A 1ª dose será para quem tem de 12 a 17 anos com comorbidades ou com deficiência permanente

João Thiago Dias / O Liberal

Na próxima quarta-feira (25), Belém começa a vacinar com a 1ª dose anticovid os adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades ou com deficiência permanente. O anunício foi feito pelo prefeito Edmilson Rodrigues, por meio de uma transmissão, ao vivo, nas redes sociais.

A informação foi divulgada no Twitter oficial da Prefeitura de Belém. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) ainda deve divulgar os detalhes desse calendário. 


Ato marca início da vacinação para crianças e adolescentes

Um ato simbólico, na manhã desta segunda-feira (23), marcou o início da vacinação contra a covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos, no Pará. A programação foi realizada no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, com a presença do governador Helder Barbalho e com a vacinação de 14 jovens que apresentam deficiências, como baixa visão severa, paralisia cerebral e perda auditiva bilateral, além de comorbidades.

A vacinação para esse grupo no Estado foi anunciada na última sexta-feira (20), quando o governador informou que a próxima remessa de Pfizer, que chegou no sábado (21), já seria a primeira destinada para o cronograma das faixas etárias abaixo de 18 anos.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), a aplicação das doses começa pelo grupo de adolescentes com deficiência permanente, com comorbidade e privados de liberdade, conforme lei Lei 14.124, que trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.

Para atender esse público, a Sespa já disponibilizou aos municípios os imunizantes para essa fase da campanha. A expectativa é que, a partir de hoje, as prefeituras comecem esse calendário. "A Sespa ressalta que a execução da vacinação é de responsabilidade dos municípios, por isso é importante ficar atento aos calendários divulgados pela secretaria de saúde municipais", pontuou.

O governador Helder Barbalho reforçou que a nova etapa também tem grupos prioritários. "Iniciando por aqueles que estão nos grupos de classificação de prioridade, mas a orientação é de que possamos imediatamente nos 144 municípios do Estado, assegurar a vacinação, para que o mais rápido possível nós possamos estar com toda a nossa população vacinada e protegida”.

Richard Pires, de 15 anos, foi o primeiro adolescente a receber a 1ª dose no CIIR. Ele tem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para a mãe, Rose Mary da Costa, a felicidade foi quase indescritível. "Minha sensação foi uma mistura de sentimentos de esperança, felicidade e gratidão a Deus por esse momento. Agora, fico na torcida para que essa vacina chegue a todos, que outras mães possam sentir a alegria que eu senti vendo seu filho vacinado".

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM