Basílica Santuário de Nazaré apresenta primeira parte de restauro na parte interna

Ação contempla vitrais, forros, capitéis, pinturas, esculturas, elementos decorativos e das 16 capelas laterais da igreja

Dilson Pimentel

A Basílica Santuário de Nazaré e a Diretoria da Festa de Nazaré realizam, nesta segunda-feira(8), a entrega oficial da primeira fase do restauro da Basílica, que compreende a parte interna da Igreja, um marco histórico para a fé e a preservação do patrimônio histórico e cultural da Amazônia. Pela manhã, e como parte da programação, houve a entrada na igreja da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré e, em seguida, missa.

Basílica Santuário é apresentada a fiéis após primeira parte de restauro

VEJA MAIS

image Basílica de Nazaré entrega 100% do restauro da parte interna no dia 8 de setembro
A partir das 6h do dia 8 de setembro, os fiéis poderão ocupar integralmente a parte interna do templo.

image Praça Santuário receberá missas durante reforma da Basílica de Nazaré; entenda
Restauro da parte interna da igreja segue até a próxima segunda-feira (8)

Por volta das 7 horas, a Imagem Original foi conduzida ao interior da Basílica e passou entre os guardas de Nazaré, posicionados ao centro da igreja. Logo após, o padre Francisco Assis Oliveira, reitor da Basílica Santuário de Nazaré, celebrou a missa e refletiu sobre o significado da ocasião: “Nós sonhávamos há muitos anos com esse restauro da Basílica. Foram vários anos buscando, tentando realizar esse grande empreendimento, esse momento especial. E pela graça de Deus, agora, nós estamos chegando à conclusão”, disse.

“A entrega do altar, do presbitério da Basílica, para a retomada das missas, o retorno da imagem ao Glória, representa para nós um passo importantíssimo na conclusão desses trabalhos que tornaram a Basílica de Nazaré mais bonita, porque trouxe à luz aquele esplendor que tinha logo que ela foi construída”, afirmou.

O padre Assis acrescentou: “E aí, com o passar dos anos, a poeira, a fuligem, a poluição, tudo isso vai impactando sobre o metal, sobre os demais materiais, o mármore, o granito, os vitrais, tudo. E aí, então, a gente não via aquela coisa bonita, limpa, e agora a gente percebe uma beleza muito especial”

O reitor da Basílica também deixou uma mensagem aos fiéis neste período de preparação para o Círio de Nazaré: “Eu desejo a todos os paraenses, a todos os devotos da Virgem Nazaré, que vêm de vários lugares do Brasil, até do mundo, um feliz e abençoado Círio. Que nós possamos realmente viver esse Círio com espírito de verdadeira fraternidade, buscando olhar para Jesus Cristo e encontrar nele aquelas respostas que nós tanto precisamos. Que Deus abençoe a todos”.

image A cerimônia religiosa emocionou os fiéis que compareceram à Basílica (Foto: Igor Mota/O Liberal)

Fé e emoção entre os fiéis

A cerimônia religiosa emocionou os fiéis. Entre os presentes, a emoção era visível. A professora Maria do Carmo Melo, 70 anos, falou sobre a importância de estar de volta à Basílica após a revitalização. “Esse é um momento muito emocionante. De estar voltando aqui na nossa Basílica após essa revitalização linda e muito esperada por nós. Na época agora que nós estamos nos preparando para o Círio é uma dádiva de Deus”, afirmou.

Devota fervorosa, ela destacou o papel de Nossa Senhora de Nazaré em sua vida: “A minha grande intercessora, a minha grande amiga, a minha mãe, minha mãe misericordiosa. É tudo para nós. Amo Nossa Senhora”, contou.

Luci Azevedo, coordenadora do restauro, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), falou sobre a programação desta segunda-feira. "A programação para hoje vai ocorrer durante todo o dia. Agora às sete horas teremos a primeira missa e logo mais às nove da manhã também. Às dezoito horas nós teremos uma celebração que será presidida por Dom Julio, o arcebispo metropolitano de Belém, teremos após a missa a subida da imagem para o Glória", disse.

Ela acrescentou: "Também teremos uma exposição na área externa aqui da Basílica e aqui também a gente vai exibir um trecho do documentário que está sendo gravado que está acompanhando o restauro da igreja.  Essa primeira fase que será entregue é somente da parte interna, a parte inferior interna. Nós iniciamos agora a execução do restauro da área externa, que compreende o telhado, a fachada, a pintura. As duas torres também estão contempladas nessa segunda fase do trabalho da obra. A previsão de entrega é em fevereiro de 2026"

A cerimônia conta com missa solene às 18h, presidida por Dom Julio Endi Akamine, arcebispo metropolitano de Belém, e concelebrada pelos padres Barnabitas. “Esta entrega celebra 21 meses de um trabalho intenso e inédito: é a primeira restauração integral da Basílica desde sua inauguração, em 1909. E tudo foi feito com o templo de portas abertas, respeitando a vivência de fé dos fiéis que frequentam diariamente o Santuário”, destaca Luci Azevedo, coordenadora geral do projeto de restauro.  A intervenção contempla a restauração de vitrais, forros, capitéis, pinturas, esculturas, elementos decorativos e das 16 capelas laterais da igreja.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM