Bares, restaurantes e shows só poderão funcionar até meia-noite, define Prefeitura de Belém

Em live realizada na tarde desta terça-feira (27), o prefeito Zenaldo Coutinho detalhou as medidas do novo decreto municipal para combate à covid-19

João Thiago Dias

A Prefeitura de Belém determinou maior fiscalização e novas restrições em bares, restaurantes, lanchonetes e similares, além de casas de shows, ônibus, espaços de recreação e de prática de esportes e eventos sociais e políticos. As medidas serão oficializadas em um decreto municipal que será publicado na quinta-feira (29), no Diário Oficial do Município, com o objetivo de combater as aglomerações em meio ao cenário da covid-19.

A informação foi comentada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, por meio de mais uma live na conta dele no Instagram, no início da noite desta terça-feira (27). De acordo com o prefeito, todas as medidas foram propostas pela equipe da saúde municipal mediante diálogo com médicos, infectologistas e Vigilância Sanitária. "Em vez de sacrificar um segmento, a opção da equipe da saúde é ampliar a fiscalização e a punição para descumpridores", destacou. 

Confira os pontos do decreto:

Bares e similares

O funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e similares foi alterado. Poderão funcionar apenas até meia-noite com capacidade de 50%. "Temos muitos bons exemplos que estão cumprindo os protocolos definidos pelo poder público, mas estamos tendo muitas aglomerações. Para evitar o fechamento de atividades, a equipe da saúde resolveu reduzir o horário de funcionamento com intensificação da fiscalização", disse o prefeito. "E músicos estão liberados nesses espaços", completou.

Shows

Em casas e outros espaços que realizam shows e festas com limite de 300 pessoas, o horário de funcionamento também será reduzido para até meia-noite. E a ocupação deve ser de 50%. "Também teremos maior punição para todos os descumpridores de qualquer segmento. Multa, suspensão do funcionamento por dias ou até a perda do alvará".

Recreação e esporte

Nas áreas de recreação e prática esportiva, a mudança será a intensificação na fiscalização. "Sobretudo em brinquedos que estão proibidos. O mais importante é evitar que as pessoas se aglomerem, já que não temos tido sucesso com relação a isso. São medidas que visam resguardar a vida das pessoas", frisou Zenaldo.

Ônibus

Nesta terça-feira, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) começou o trabalho de fiscalização mais ostensiva nos ônibus que circulam na cidade. "Fiscalização ampliada, porque tem muita gente que está andando de ônibus sem máscara. Essa obrigatoriedade serve tanto para os ônibus como para supermercados, lojas, nas ruas. Todos devem usar essa ferramenta mundial de proteção", disse Zenaldo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM