CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Aulas presenciais e BRT seguem sem previsão de retorno em Belém

Em live nas redes sociais, o prefeito Zenaldo Coutinho também informou que não terá festas juninas neste ano e que a gestão municipal vai começar uma dura fiscalização no centro comercial

João Thiago Dias

Ainda não há previsão para o retorno das aulas presenciais na capital paraense, no entanto, as aulas on-line, que foram esquematizadas como alternativa mediante a suspensão das atividades escolares presenciais, por conta da pandemia da covid-19, vão seguir até a metade de junho, por meio da TV aberta, e entrarão em período de férias a partir do dia 15 de junho, durante um mês.

A informação foi anunciada pelo prefeito Zenaldo Coutinho, no fim da tarde desta segunda-feira (01), por meio de live sobre as ações contra a covid-19, nas redes sociais dele. 

"Não vamos retomar as aulas agora. A experiência em outros lugares do mundo colocam as aulas em outra etapa. Seguiremos com as aulas on-line até 15 de junho, quando entraremos de férias até 15 de julho. A partir do dia 16 de julho, voltaremos", adiantou o prefeito. "Temos que poupar nossas crianças e, sobretudo, os idosos. As crianças podem ficar aglomeradas nas escolas e isso pode causar contaminação", explicou.


As aulas on-line são realizadas por meio do programa "Educa Belém - Aprendendo em casa", com transmissão de segunda a sexta, pela RedeTV Belém, canal 47. Pela manhã, das 9h às 10h30, as aulas são voltadas para alunos dos ciclos I e II, ou seja, do 1º ao 5º ano. À tarde, das 16h às 17h, serão programas direcionadas para os ciclos III e IV, correspondendo ao 6º e ao 9º ano, e, também, para alunos da educação de jovens e adultos. Os programas terão tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

BRT sem previsão

Também segue indefinido o retorno do funcionamento do Sistema BRT. "Continuamos com limitação no transporte intermunicipal. Nós temos que evitar a recontaminação na cidade. Nós estamos num momento ótimo, mas, de repente, volta um momento péssimo", comentou Zenaldo

"Eu estou louco pra voltar com o BRT, até para concluir a implantação do sistema operacional. Mas não vai dar, porque BRT, com seus terminais de integração, é sinônimo de aglomeração. Nesse momento, vamos evitar".

Sem festas juninas

As festas juninas também estão suspensas este ano na capital, mas a prefeitura adiantou que está organizando publicações nas redes sociais com os melhores momentos de concursos de quadrilha de outros anos.

"Não vamos ter São João. Não tem como. Mas vamos colocar melhores momentos do concurso do ano passado e de outros anos na redes sociais. Já estamos selecionando as imagens para alegrar nossos internautas", destacou Zenaldo. 

Fiscalização rigorosa no centro comercial

Zenaldo também disse que, a partir desta terça-feira (02), a prefeitura vai começar uma fiscalização muito rigorosa para monitorar o cumprimento do decreto municipal de flexibilização nº 96.378/2020, de 1º de junho de 2020, que estabelece as normas para retomada de segmentos econômicos no município. Segundo o prefeito, já no primeiro dia de flexibilização, foram identificados muitos pontos de aglomeração.

"Temos bons exemplos, mas também temos maus exemplos. Nesta segunda, falei com a equipe da Ordem Pública, da Guarda Municipal. Amanhã vamos ter que começar uma fiscalização muito dura, começando pelo centro comercial. Poxa, e nós abrimos hoje!", lamentou.

"Inclusive, reuni, de manhã, com representantes do centro comercial, lojistas, para estabelecer critérios de proteção das pessoas e da atividade. Mas as pessoas precisam colaborar, porque não tem fiscalização que dê jeito. Ou as pessoas têm consciência de se proteger e de proteger terceiros ou teremos que retroceder. Aí ficará o desespero", disse.

Ele lembrou que o uso da máscra é essencial. "Se for para o comércio, não fica no meio de agloemeração. Não tire a máscara. Não vamos transformar este momento em um momebnto para fechar tudo imediatamente pela falta de consciência e de responsabilidade", concluiu Zenaldo.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM