Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Associação que reúne Q.I mais altos do país, realiza teste em Belém; cinco paraenses são membros

O teste é aberto ao público, neste sábado (28) mediante pagamento de taxa

Emanuele Corrêa

Belém está entre as 15 cidades brasileiras, onde a Associação Mensa Brasil, entidade que reúne pessoas e profissionais de altas capacidades intelectuais no país, irá realizar uma rodada de testes de admissão com avaliação de QI (quociente de inteligência), para identificar pessoas com altas habilidades, chamadas de superdotadas. Aproximadamente 2% da população do país tem um QI elevado. Cinco paraenses são considerados superinteligentes e fazem parte da Mensa.

Rodrigo Lopes Sauaia, presidente da Mensa, afirma que a entidade coordena, representa e mobiliza seus associados, com foco em três objetivos principais e, no Brasil, o objetivo da prova é localizar pessoas com Q.I acima da média, que é 100. "Identificar e promover a inteligência humana em benefício da humanidade; estimular pesquisas sobre a natureza, características e usos da inteligência; e prover um ambiente intelectual e socialmente estimulante para seus associados", destacou os objetivos.

"Em relação ao Brasil, a população brasileira apresenta um QI médio de 100 pontos, com variação de 15 pontos para mais ou para menos. Ou seja, de 85 a 115. Os superinteligentes brasileiros atingem um índice superior a esses valores. Ainda não temos dados específicos de cada região do País. O que podemos afirmar é que cerca de 2% da população, em geral, possui QI acima da média", complementou.

O teste acontece neste sábado (28), às 10h e será aplicado por psicólogos habilitados para esta finalidade, tem duração de 1 hora e qualquer pessoa com 17 anos ou mais pode realizá-la, mediante ao pagamento de uma taxa dos custos do procedimento, explica Rodrigo.

"Os testes aplicados são do tipo 'culture fair'. Isso significa que podem ser feitos, independentemente do idioma e de conhecimentos específicos. Para evitar que os candidatos decorem os resultados dos testes, a Mensa não divulga detalhes dos exercícios aplicados. Os testes são destinados a pessoas com mais de 17 anos que estejam cursando ou já tenham cursado o ensino superior", declarou.

Sobre a participação de crianças como associadas à Mensa, o presidente reforça que apesar do teste não ter um direcionamento a elas, é possível participar mediante laudos e outros testes realizados e reconhecidos pela associação.

Aretha Belize, neuropsicopedagoga clínica e especialista em altas habilidades e TGD, diz que os dados são esperados e, no Pará, acredita-se que exista uma porcentagem maior de pessoas com altas habilidades, devido a desinformação da sociedade e o número de casos subdiagnosticados em Belém.

Altas habilidades levando em consideração apenas os testes WISC ou SON R (para crianças ) e WAIS (para adultos) considera altas habilidades um QI total entre 121 e 130, já a superdotação tem um resultado de QI total acima de 130 inteligência muito superior, revela Aretha ao explicar quais classificações podem ser adotadas para qualificar uma pessoa como superinteligente.

"Porém, não é apenas este fator o determinante. A 'Teoria dos três anéis' ( habilidade acima da média + motivação  + criatividade) de Rensulli  (1986) é utilizada por neuropsicólogos para validar o laudo de altas habilidades e superdotação", explicou.

As vantagens em descobrir um alto Q.I está em ampliar a rede de contato, ter acesso a cursos, bolsas de estudo, assim como para as crianças, que poderão ter uma formação direcionada, diz Rodrigo. "Há diversas vantagens em se associar à Mensa. Para os adultos, descobrir se você possui alto QI pode contribuir para ampliar sua rede de contatos e se envolver mais ativamente em iniciativas em prol das altas habilidades e da superdotação. Já para as crianças e jovens, essa descoberta pode fazer uma enorme diferença em todos os aspectos da vida, principalmente durante a formação socioeducacional, com reflexos profundos na vida pessoal e profissional", respondeu.

"Além desses aspectos, a Mensa promove eventos, cursos e abre muitas portas ao redor do mundo para essa população, como cursos, bolsas de estudos, campeonatos e xadrez, entre outros", finalizou.

 

Serviço - Teste de altas habilidades Mensa Brasil

Data: 28/05 - sábado

Hora: 10h

Local: é informado individualmente aos candidatos confirmados.

Inscrições: até sexta-feira (27), às 11h59. A inscrição deve ser feita, exclusivamente, pelos contatos eletrônicos Para inscrições, acesse o website: https://mensa.org.br/admissao/ ou entre em contato pelo e-mail testes@mensa.org.br

 

Saiba em quais cidades brasileiras os testes serão aplicados:

Araraquara – SP, Belém – PA, Belo Horizonte – MG, Brasília – DF, Campinas – SP, Cuiabá – MT, Curitiba – PR, Fortaleza – CE, Natal – RN, Porto Alegre – RS, Ribeirão Preto – SP, Rio de Janeiro – RJ, Salvador – BA, São Paulo – SP e São José dos Campos – SP. 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM