Árvore cai e atinge dois carros na tarde desta sexta-feira, no bairro do Marco, em Belém
Um dos veículos estava parado no local, outro passava bem na hora em que a árvore caiu

Uma árvore da espécie Andirá-Uxi caiu na tarde desta sexta-feira (7), por volta das 14h30, na avenida Romulo Maiorana, entre as travessas Perebebuí e Pirajá, no bairro do Marco, em Belém. Dois veículos foram atingidos. O tombamento ocorreu dentro do canteiro de obras da avenida. Um dos carros, uma Pajero prata, teve arranhões no capô. Já uma HB20 de cor branca ficou com o para-brisa totalmente danificado e com o vidro quebrado. Com a queda do vegetal, um fio de telefonia foi levemente atingido.
O motorista da HB20 passava pelo local quando foi surpreendido com a queda. Um dos ocupantes do veículo, que estava no banco do carona, ficou ferido e precisou aguardar por atendimento no local. Atendimento médico foi solicitado. O dono do veículo estima um prejuízo em torno de 10 mil reais. Já o condutor da Pajero estava em um restaurante nos arredores da Romulo Maiorana. O carro dele estava estacionado na via quando foi atingido.
VEJA MAIS
Sérgio Napoleão, o proprietário da Pajero, relatou, poucos minutos após o incidente, que ainda não era possível precisar todo o prejuízo causado. "O vidro não quebrou. Pelo menos, aparentemente não, mas pode ter trincado. É um patrimônio que não é barato", disse Sérgio. A árvore ficou atravessada na rua, cobrindo toda a parte de cima do veículo dele.
Já para o autônomo Júlio Cesar Souza, proprietário da HB20, o susto foi ainda maior. Ele estava a caminho de uma entrega quando passava pela via e teve o veículo atingido. Júlio Cesar estava acompanhado de um amigo, que estava no banco do carona e teve a perna direita atingida por um galho da árvore que atravessou o vidro. Além dele, estava o filho do condutor, de 9 anos, que ocupava o banco traseiro e, por sorte, não sofreu nenhum ferimento.
"Eu dependo do carro [para trabalhar], eu sou autônomo, trabalho com deposito de bebida, utilizo o carro para levar todos os tipos de bebidas, fazer entrega, comprar materiais. O carro é utilizado diariamente. O carro foi quase que totalmente danificado, inclusive o painel interno todo destruído. E, provavelmente, o amortecedor, ele tá todo rebaixado com o peso da árvore", afirma Júlio Cesar, que não sofreu nenhum ferimento.
Equipes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram no local para sinalizar o trânsito. Os dois sentidos da avenida Romulo Maiorana foram fechados pelo órgão, enquanto se aguardava a retirada da árvore. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar socorro à vítima que ficou ferida e estiveram no local.
Em nota, divulgada na Agência Belém, a prefeitura informou que equipes das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Urbanismo (Seurb), além do Corpo de Bombeiros, estiveram no local para realizar a remoção dos galhos provenientes do tombamento. "A Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma) e de Urbanismo (Seurb), acompanha o serviço do Corpo de Bombeiros na remoção de galhos provenientes da queda de uma árvore ocorrida na tarde desta sexta-feira, 7, na avenida Rômulo Maiorana entre as travessas Pirajá e Perebebuí", detalhou o comunicado.
(Gabriel Pires, estagiário sob a supervisão do coordenador do Núcleo de Atualidades, João Thiago Dias).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA