CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Abandono do prédio que abrigou estudantes de Roraima preocupa moradores do bairro de Nazaré

Uma árvore cresce nas paredes do imóvel, que está localizado na avenida Nazaré, próximo à travessa Rui Barbosa

Dilson Pimentel
fonte

O prédio que abrigou a Casa do Estudante de Roraima, na avenida Nazaré, passando a travessa Rui Barbosa, no bairro de mesmo nome, em Belém, está abandonado há muito tempo. Uma árvore cresce na parede do imóvel. É precária a estrutura do prédio. Moradores do entorno temem algum acidente envolvendo esse imóvel. Procurada, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) informou que “não foi demandada para atender este caso. A responsabilidade da poda ou supressão de vegetal em áreas privadas é do proprietário do bem”. E acrescentou que, para fazer a análise do vegetal, “a Semma precisa ser demandada, já que a árvore não está em área pública”.

O prédio fica ao lado de um edifício residencial e de um restaurante. O gerente administrativo Walter Fonseca, 68 anos, trabalha no bairro de Nazaré e, na manhã desta segunda-feira (2), comentou sobre a situação da casa. “É o cúmulo. Um prédio público abandonado. Tem uma árvore crescendo na parede do imóvel. Um dia vai cair”, afirmou.

Walter acrescentou: “Isso é um perigo iminente. Ninguém sabe quem é o responsável por esse prédio: se é o município ou o governo estadual”. Ele afirmou que o estado em que se encontra o prédio é um risco para quem passa diariamente em frente ao imóvel e para as pessoas que moram e trabalham às proximidades. Walter observou, ainda, que a avenida Nazaré é uma das principais vias de Belém, que registra um tráfego intenso de veículo todos os dias.

VEJA TAMBÉM:

image Casarão abandonado desaba na avenida Magalhães Barata, em Belém
Ninguém se feriu no incidente, mas há risco de um desabamento maior e que pode afetar o prédio ao lado

image Prédio do Ministério do Trabalho pega fogo em Belém após briga de casal
Durante a briga, eles acabaram ateando fogo no terceiro andar do imóvel, que está abandonado; bombeiros controlaram o incêndio

image Camelô ocupa prédio público em Belém para sobreviver
Mulher de 47 anos vive com as filhas em um prédio abandonado em Belém, após ser despejada de terreno particular

image O gerente administrativo Walter Fonseca, 68 anos, trabalha no bairro de Nazaré e, na manhã desta segunda-feira (2), comentou sobre a situação no prédio. “É o cúmulo. Um prédio público abandonado. Tem uma árvore crescendo na parede do imóvel. Um dia vai cair”, afirmou (Igor Mota/O Liberal)

A reportagem apurou que, na época em que a casa funcionava, um estudante morou no local. Como ele conhecia o representante do governo de Roraima, ficou com as chaves do imóvel, cujo portão é trancado com um cadeado. “Não moro aí. Vou de vez em quando pela casa ver como está. Ninguém que represente o governo de Roraima apareceu mais e nem entrou em contato”, contou ele à reportagem, mas pedindo para não ser identificado. 

Ele acredita que a casa funcionou até mais ou menos 2012. “Acho que chegou a ter uns 15 estudantes na minha época. Já a representacão (do governo de Roraima em Belém) ficou até por volta de 2014. Difícil eu lembrar agora”, afirmou.

Em nota, a Secretaria de Gestão Estratégica e Administração do Estado de Roraima informou que o prédio da Casa do Estudante localizado em Belém pertence à estrutura do governo federal. “Por esse motivo, encontra-se em tramitação um processo na Superintendência do Patrimônio da União de Belém para repassar o prédio para o estado de Roraima. Somente após a tramitação formal que será feito diagnóstico da estrutura do referido prédio para serem adotadas as medidas corretivas”, afirmou.

A Redação Integrada de O Liberal entrou em contato com o Governo do Pará e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e aguarda retorno.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM