Ananindeua pretende vacinar mais de 20 mil crianças contra covid-19

Imunização começou nesta quarta e destina-se a criança de 3 aos 5 anos

Dilson Pimentel
fonte

Imunizar mais de 20 mil crianças de 3 a 5 anos contra a covid-19. Essa é a meta da Prefeitura de Ananindeua que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começou, na manhã desta quarta-feira (20), a aplicação da 1ª dose da Coronavac em crianças daquela faixa etária. A imunização vai ocorrer de segunda a sexta, em horário que varia de acordo com o local.

Na Unidade de Saúde da Família Elo I e II, na rua Daniel Reis, a vacinação começou às 8 horas. E, até 10 horas, dez crianças já haviam sido vacinadas. A procura foi considerada boa. Diretora técnica da Sesau, Samia Borges disse que era muito esperada a vacinação das crianças de 3 a 5 anos, para que elas também fiquem protegidas contra o novo coronavírus. “No município, temos uma meta de 20.213 crianças nessa faixa etária para serem vacinadas. Temos vacinas suficientes para essa faixa etária. A vacina começa a ser trabalhada dentro do calendário de rotina de vacinação das crianças”, disse.

São 28 pontos de vacinação no município que ficam de 8 às 12h30. "E, desses 28, temos nove unidades que ficam de 8 às 16 horas fazendo a vacinação", disse. Ela explicou que, neste primeiro momento, o Ministério da Saúde disponibilizou para a vacinação das crianças de 3 a 5 anos a Coronavac. “Nós colocamos que as famílias, os responsáveis, pais, mães, avós, tios tragam suas crianças para vacinar. Há casos de crianças nessa faixa etária que estão positivadas para o novo coronavírus. Essas crianças, sem essa vacina, podem vir a ter sintomas graves. Então, fazemos um apelo: tragam suas crianças para vacinar”, disse. “Assim como vacinamos as crianças com vacinas contra sarampo, poliomielite, a vacina Coronavac também vem para a proteção dos nossos menores”, afirmou.

"O vírus está por aqui", diz professora que levou filho para ser imunizado

Samia Borges disse que as vacinas podem dar uma “discreta reação”. “Uma febre, um mal-estar, que precisa ser monitorado, assim como outras vacinas que também dão reação. Estamos aqui enquanto equipe de saúde para orientar e realizar a vacinação, para tirar todas as dúvidas dos responsáveis. Vamos aproveitar e proteger nossos pequeninos”, afirmou.

A professora Luana Bandeira, 35 anos, levou o filho, Joaquim Bandeira, de 3 anos, para se vacinar. Ele estava fantasiado de Homem-Aranha. “É importante ele se vacinar para ter uma segurança. Nós sabemos que o vírus está por aí. A vacina vem trazer essa tranquilidade”, disse ela, que não teve covid e que, ontem, tomaria a terceira dose da vacina contra o novo coronavírus.

A imunização será das 8h às 16h, nos seguintes pontos: 

- UBS Águas Brancas

- UBS Águas Lindas

- UBS Coqueiro

- UBS Distrito Industrial

 - UBS Elo I e II

-  UBS Guanabara

- UBS Icuí

- UBS Julia Seffer

-  UBS Pedreirinha 

 

E das 08h às 12h30, nos seguintes pontos:

- UBS Ananindeua Centro

-UBS Ariri 

- UBS Atalaia 

- UBS Carlos Guimarães 

- UBS Cidade Nova IV 

- UBS Cristo Redentor 

- UBS Celso Leão 

-  Escola Agostinho Monteiro 

- UBS Falcolândia 

- UBS Guajará I 

-  UBS Jaderlândia 

- UBS José Araújo

- UBS Nova Águas Lindas 

- UBS Novo Cristo 

- UBS Nova Zelândia 

- UBS Paar 

- UBS Roraima-Amapá 

-  UBS Saré 

-  UBS UNA.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM