Alunos de 1º ao 4º ano do ensino fundamental de Belém retomam atividades presenciais

Ainda nesta semana 25 mil alunos volta às aulas presenciais na rede municipal de Belém

Emanuele Correa
fonte

Nesta segunda-feira (20) 8.585 alunos do 1° ao 4° ano do ensino fundamental nas 203 escolas da rede municipal de Belém e 443  estudantes da Educação de Jovens, adultos e Idosos (EJAI) retornam às atividades presenciais. Na Escola Municipal Palmira Lins de Carvalho, na Marambaia, os alunos foram recebidos com atividades de acolhimento, de readaptação as aulas e leitura.

A aula de abertura contou com a presença da escritora paraense Telma Cunha que desde 2015 desenvolve atividades de incentivo a literatura na escola e sobre a inclusão da pessoa com deficiência. "O que me encanta de trabalhar com a escola é que ela não é para quase todos, ela é para todos. Eu enquanto pessoa com deficiência eu acho muito importante a acessibilidade e vejo a inclusão. Isso não é só importante para a criança com deficiência, mas para todo mundo. Como vamos formar futuros profissionais, sem esse olhar para a diversidade", explica a escritora.

Selma Cunha é mãe do Tiago Cunha de 10 anos, que cursa o 4° ano afirma que este retorno é primordial, mesmo que a preocupação com a pandemia ainda seja constante. "Ver os cuidados que a escola tem, toda adaptada com pia, álcool em gel nos dá tranquilidade. A minha expectativa é muito grande. Meu filho queria voltar, ver a escola nova, brincar com os colegas. Estou muito feliz com o retorno dele a sala de aula. Cabe a nós repassar aos nossos filhos os cuidados que eles precisam ter", conta.

A secretária municipal de educação de Belém, Márcia Bittencourt ressalta que após 1 ano e meio de Pandemia as escolas estão retornando as atividades Presenciais, mas preocupados com a segurança e, por isso, que desenvolveram o "guardião da saúde", em parceria a secretária municipal de Saúde e com a vigilância Sanitária para criar um bando de dados de alunos, professores e em casa de algum caso suspeito, seja notificado ao aplicativo.

"Como nós voltamos na semana passada com a educação infantil, já tivemos 30 notificações e um era caso de Covid-19 em adulto. O servidor já foi afastado e todas as medidas de saúde tomadas. É um sistema inovador que só a Educação Municipal tem e é uma forma de retornar com biossegurança", esclarece a secretária.

Liduina Bringel é professora do ensino infantil há 30 anos. Revela que os pais só tem acesso a um telefone e tem mais de um filho, então, foi muito difícil vivenciar o online. Ela fez vídeos de história para não perderem o contato com a literatura, mostrar o espaço da biblioteca. "Chega até a ser uma emoção estar novamente em sala de aula, diretamente com os alunos. Eu me preparei a semana toda. Sabendo da responsabilidade que nós temos com as nossas crianças e o protocolo contra a covid, estamos em alerta... Hoje procurei mostrar para eles que não brincamos só com bola, pira se esconde, mas brincamos com as palavras. Começamos com música e depois passamos para a história. Paulo Freire fala sobre amorosidade e este momento é de estar em ato de amorosidade com os nossos alunos", conta a professora.

Ao longo da semana outros alunos retornam a sala de aula. Espera-se o retorno se 25.753 alunos do ensino fundamental de 1° ao 4° ano e 1.341 só EJAI.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM