Alunos da rede estadual de ensino apresentam cantatas de Natal no IEP

Cinquenta estudantes da escola Ruy Barata Paranatinga cantam das janelas históricas do prédio centenário

Valéria Nascimento / O Liberal

Da área externa do Instituto de Educação Estadual do Pará, em frente à Praça da República, em Belém, o público assistiu concentrado e, por vezes, entusiasta, na noite de quinta-feira (23), a apresentação da Cantata de Natal, por estudantes da escola estadual Ruy Barata Paranatinga. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O espetáculo natalino protagonizado por 50 crianças, entre meninas e meninos e professores, foi apresentado dos antigos janelões do prédio histórico do IEEP, compondo um momento artístico raro, nos últimos dois anos no centro da capital paraense.

As composições cantadas pelas crianças foram o ápice da noite. Antes delas, houve três números, dois de professoras e um da estudante com deficiência visual e paratleta, Vitória Emily, que apresentou um cordel e interagiu com o público, enfatizando a importância que é voltar a poder comemorar a vida nos tempos atuais, numa referência clara às perdas sofridas pelas pessoas, em geral, durante a pandemia do novo coronavírus.

As crianças cantaram com acompanhamento instrumental e, muitas vezes, o coro de vozes infantil emocionou ao público, que aplaudia com euforia. O repertório com composições natalinas, em especial, sobre o nascimento de Jesus, também tinha músicas pop. Os estudantes foram regidos pela professora Raquel Aquino.

 A titular da Seduc, Elieth de Fátima Braga , destacou o poder transformador da educação, título do evento, ressaltando que a apresentação foi construída cem por por professores e as crianças, alunos da escola pública.

"Hoje, nós celebramos o IEEP, uma escola com 150 anos. Um prédio que compõe a história do nosso Estado e de Belém", afirmou a secretária, Elieth Braga. Ela ressaltou o poder transformador da educação, tema do evento, observando o valor simbólico que era comemorar o Natal num espaço tradicional da educação pública do Pará, e com a presença de profissionais que enfrentaram um tempo desafiador para continuar dando aula nesse período de pandemia da covid-19.

"Você fazer uma cantata com esse tema trazendo o protagonismo dos nossos alunos da escola pública e os professores, que nesta pandemia, foram um instrumento essencial para minimizar os efeitos da pandemia sobre as crianças, a partir do momento que eles conseguiram superar as dificuldades para fazer educação de todas as formas, remota, impressa, por transmissão de tv. Estamos felizes com esse evento", enfatizou a titular da Seduc.

Na companhia do marido, o servidor público Erinaldo Ramos, Maria Antônia de Aquino Maciel, contou que saiu do bairro do Barreiro, exclusivamente para o evento, no centro de Belém. "Gosto de espetáculo natalino e vi no Instagram da Seduc, que seria uma Cantata. Eu já imaginava que seria assim e estou gostando", afirmou Maria Antônia, que é técnica de segurança do trabalho.

Próximo do casal Erinaldo e Maria Antônia, estava a professora aposentada Maria das Graças Oliveira Rodrigues acompanhada da neta, a estudante de comunicação social, Beatriz Reis. Maria soube da cantata pelo jornal da noite da TV Liberal e correu com a neta para não perder a apresentação por ter uma memória afetiva com o IEEP, onde o pai e a mãe dela trabalharam e ela estudou e se formou.

"Eu cresci correndo aqui dentro desse prédio. Eu era criança e corria aqui, estava lembrando para a minha neta do lustre grandão que havia lá em cima, um local bonito. Meu pai trabalhou aqui e minha mãe também. Estou gostando demais do espetáculo e depois vou entrar no prédio, e aqui, do lado de fora, já está passando um filme na minha cabeça", disse Maria das Graças sobre as lembranças da época de estudante normalista no IEEP.

 
A titular da Seduc,  Eliete Fátima Braga, destacou o poder transformador da educação, título do evento, ressaltando que a apresentação foi construída cem por por professores e as crianças, alunos da escola pública.

"Estamos felizes de estarmos aqui, celebrando o conhecimento. É um momento de celebrar a escola, a educação, a história de 150 anos desse prédio que compõe a história do Pará. Termos aqui nossos alunos das nossas escolas públicas. É  especial,  após tudo que se enfrentou na educação nesse período de pandemia", afirmou a secretária, Eliete Braga.

Na companhia do marido,  Erinaldo Ramos, que é servidor público, Maria Antônia de Aquino Maciel, contou que veio do bairro do Barreiro, exclusivamente para o evento 

"Gosto de espetáculo natalino e vi no Instagram da Seduc, que seria uma Cantata. Eu já imaginava que seria assim e estou gostando", afirmou Maria Antônia, que é técnica de segurança do trabalho.

Próximo do casal Erinaldo e Maria Antônia, estava a professora aposentada Maria das Graças Oliveira Rodrigues acompanhada da neta, a estudante de comunicação social, Beatriz Reis. Maria soube da cantata pelo jornal da noite da TV Liberal e correu com a neta para não perder a apresentação por ter uma memória afetiva com o IEEP, onde o pai e a mãe dela trabalharam e ela estudou e se formou.

"Eu cresci correndo aqui dentro desse prédio. Eu estava lembrando para a minha neta do lustre grandão que havia lá em cima, um local bonito. Meu pai trabalhou aqui e minha mãe também. Estou gostando demais do espetáculo e depois vou entrar no prédio, e aqui, do lado de fora, já está passando um filme na minha cabeça", disse Maria das Graças sobre as lembranças da época de estudante normalista no IEEP.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM