Alerta: Uso indiscriminado de chás emagrecedores preocupa profissionais de saúde

Nutricionista dá cinco dicas para um emagrecimento saudável

Dilson Pimentel
fonte

O uso indiscriminado de chás e ervas emagrecedores, sem nenhum tipo de avaliação clínica com exames laboratoriais, feita principalmente por nutricionistas e médicos, preocupa os profissionais da área da saúde. Na semana passada, a enfermeira Mara Abreu, que tomou cápsulas de um chá emagrecedor, morreu após complicações de um transplante de fígado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, segundo amigos e familiares.

VEJA MAIS

image Mulher morre com hepatite fulminante após consumir 'chá de emagrecimento natural'
Edmara Silva de Abreu não tinha histórico de doenças

image STF derruba lei que liberava venda de remédios para emagrecer
Lei foi sancionada em 2017

Os médicos suspeitam que a hepatite foi causada pelo consumo de um chá em cápsulas que mistura 50 ervas diferentes. Esse é um tema delicado sobre o qual as pessoas não gostam de comentar publicamente. A nutricionista Juliana Teixeira disse que o estilo de vida da população tem contribuído diretamente para o aumento da ingestão alimentar. E, em consequência disso, aumento de peso. O que, em muitos casos, leva ao sobrepeso e à obesidade.

Uma rotina desorganizada, que leva ao consumo exagerado de fast foods, de produtos açucarados, industrializados e - também, uma maior quantidade de refeições diárias - leva a comer mais e com menos qualidade nutricional. Tudo isso associado a uma atividade física insuficiente vai influenciar no aumento do peso, o que resultará em uma insatisfação da imagem corporal. E, sobre essa imagem corporal, se fala muito sobre o padrão do corpo perfeito.

Busca do corpo ideal causa sofrimento, diz nutricionista

Ainda segundo Juliana, esse padrão do corpo perfeito é construído de forma inconsciente, muitas vezes influenciado através do consumo dessas mídias sociais que vai interferir na autoimagem. E, muitas vezes, isso leva a quem consome esse tipo de mídia a um sofrimento, a uma baixa autoestima, em que a pessoa sempre busca o corpo ideal. A nutricionista Juliana explicou que a maior parte da população acredita que o uso de produtos naturais não oferece risco à saúde.

Mas há, sim, efeitos adversos que podem causar prejuízos à saúde quando são consumidos de forma errada, indiscriminada e sem orientação de um profissional de saúde habilitado, alertou. Algumas plantas são contraindicadas em relação a doenças, pois podem ter alterações com alguns medicamentos e, em alguns casos, ser tóxicas. Ela afirmou que as plantas são produtos medicinais que favorecem a saúde, mas é necessário o cuidado e o acompanhamento de um profissional de saúde habilitado para isso.

A Anvisa, o órgão responsável pela fiscalização desse tipo de produto, tenta combater essas vendas ilegais. “Mas acredita-se que, por ser um produto de fácil acesso, em que se pode ter até no quintal de casa, e como é popularmente conhecido como um chá milagroso, a população acaba fazendo sem conhecer os efeitos adversos, os malefícios à saúde”, disse. 

Confira cinco dicas para emagrecimento saudável:

  • Ingerir a quantidade adequada de água. Para isso, é preciso calcular seu peso e multiplicar por 35. Ficam 35 ml para cada kg de peso corporal. Ex: 50 x 35 = 1.750. Em litros, 1,75 é a quantidade mínima de água por dia.
  • Importante consumir a maior quantidade de água pela manhã e à tarde e deixar para noite só o necessário, para que não acorde muitas vezes à noite para ir ao banheiro e ter uma noite de sono interrompida.
  • Praticar atividade física regularmente com supervisão de um profissional/educador físico.
  • Ingerir mais frutas legumes e verduras, fracionando em sua rotina alimentar.
  • Evitar longos períodos em jejum
  • Organizar a rotina. Organizando a rotina e as refeições, você se alimenta no horário, a fome não acumulará e evitará comer qualquer produto alimentício/alimento sem valor nutricional adequado para saciar a fome.
  • Fonte: nutricionista Juliana Teixeira
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM