Ações solidárias atendem milhares em dezembro; saiba como ajudar

Diversas entidades atuam para transformar o Natal de famílias carentes

Cleide Magalhães
fonte

Por diversas razões, de culturais e religiosas, no final do ano as correntes de solidariedade se espalham. Na Região Metropolitana de Belém são comuns ações como arrecadação de brinquedos e produtos para doação durante o Natal. O público-alvo são crianças e famílias pobres em situação de vulnerabilidade social. As ações já foram lançadas e ainda há tempo para aqueles interessados em ajudar.

Até o dia 17 de dezembro, uma iniciativa do Banco da Amazônia arrecada brinquedos novos e alimentos não perecíveis para a gincana Natal Solidário 2019, que está na 15ª edição. O objetivo da campanha, que tem como tema “Amor que alimenta sonhos e esperança”, é estimular a atuação voluntária. A campanha é realizada desde o ano de 2004, e ao longo desses 14 anos já arrecadou cerca de 100 mil donativos beneficiando mais de 1.600 entidades.

A coordenadora de Qualidade de Vida da Gerência de Gestão de Pessoas do Banco, Araídina Araújo, afirma que a meta do Banco é superar o que foi arrecadado no ano passado. Em 2018, a campanha foi lançada com o slogan “Juntos, movimentando o amor” obtendo recorde de arrecadação 27.828 itens, que foram distribuídos entre 21 entidades cadastradas em Belém e agências do Banco, contempladas através de sorteio.

As arrecadações ocorrem em todas as unidades do Banco, localizadas nos nove estados da Amazônia Legal. A divulgação do resultado da gincana será no dia 19 de dezembro. As doações podem ser entregues nas agências do Banco da Amazônia na Região Metropolitana de Belém e no edifício-sede, localizado na avenida Presidente Vargas, 800, em Belém.

As doações serão entregues nos dias 20 e 23 de dezembro, por meio de sorteios as instituições carentes que se cadastraram através de ofícios encaminhados para o Banco ao longo do ano.

SBB quer beneficiar 3 mil ribeirinhos ao entorno do Acará, Barcarena, Bujaru e Belém

Alimentos não perecíveis, brinquedos novos, materiais escolares, roupas, sapatos e outros utensílios (em bom estado de conservação) também podem ser doados até o próximo dia 20. Até antevéspera do Natal, dia 23 de dezembro, os materiais vão atender mais 3 mil famílias, nas quais existem 2,5 mil crianças. Elas são de 24 comunidades do entorno dos municípios de Acará, Barcarena, Bujaru e Belém.

Segundo Adriano Casanova, secretário regional da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) de Belém, a iniciativa é da SBB em parceria com igrejas, instituições públicas e privadas, e grupos de voluntários da SBB. “As entregas iniciaram no dia 15 de novembro e terminam dia 23 de dezembro. Queremos atender essas 3 mil famílias ribeirinhas com cestas básicas, roupas e brinquedos para as crianças, pois este período é o mais crítico para elas devido ao término da safra do açaí, que é o principal meio de sustento deles”, afirma Casanova.

A ação foi lançada em meados de setembro deste ano na 18ª edição da Campanha Natal dos Ribeirinhos, realizada por meio do programa social Luz na Amazônia, que existe há 57 anos. Este ano a iniciativa traz como tema "Compartilhando e vivendo o amor". Já ocorreram algumas viagens para entrega das doações, que são administradas pelos diversos parceiros que a SBB reúne e a entrega nas comunidades é feita a bordo do Barco Luz na Amazônia III.

Qualquer pessoa pode doar. As doações podem ser entregues até o próximo dia 20, na Secretaria Regional da SBB, localizada na avenida Assis de Vasconcelos esquina com a Manoel Barata, nº. 356. E também na Loja Solidária do Parque Shopping Belém, na avenida Augusto Montenegro, 4.300, no bairro do Parque Verde.

Dezenas de crianças remanescentes do “lixão” do Aurá são beneficiadas pelo TJPA

Brinquedos, roupas e sapatos novos fazem parte do kit que 210 crianças da Escola Municipal Santana do Aurá, em Belém, e remanescentes do “lixão” do Aurá, onde os pais eram catadores, vão receber na manhã do próximo dia 14 durante o Natal Solidário.

A ação faz parte do Projeto “Acreditar no amanhã” do Comitê de Ação Social e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), institucionalizado há dois anos. O projeto tem como coordenador o presidente do TJPA, Leonardo de Noronha Tavares.

Emílio Vale, membro do Comitê e um dos idealizadores da iniciativa, explica que cada uma das 210 crianças tem um padrinho, que é um servidor do Tribunal, o qual não conhece a criança pessoalmente, mas entrega o kit para doação até o dia 5 de dezembro. Ainda segundo ele, o Natal Solidário é um momento em que há culminância do “Acreditar no amanhã”, que acontece em parceria com o Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e o Corpo de Bombeiros do Pará.

Além disso, o projeto doa 30 quilos de proteínas por semana (1,5 toneladas por ano) para a Escola Municipal Santana do Aurá como ajuda à alimentação escolar. Aos sábados, o projeto Escola da Vida, no qual o Corpo de Bombeiros ensina esporte e cidadania para as crianças sendo 25 crianças a cada sábado.  

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM