Após quatro adiamentos, UPA do Jurunas inicia atendimento ao público

Zenaldo disse que faltam médicos nessa unidade

Dilson Pimentel e João Paulo Jussara

Depois de ter a entrega adiada por quatro vezes em razão de atrasos na instalação de equipamentos essenciais, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Jurunas, em Belém, finalmente abriu as portas para atendimento ao público. A unidade foi inaugurada no início da noite desta terça-feira (5) e passa a atender casos de baixa e média complexidade, inclusive pacientes com sintomas de covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A UPA conta com 22 leitos, sendo quatro de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A UPA do Jurunas foi entregue às 19h, na presença do diretor-geral da unidade, Douglas Baldez. "Iniciamos os trabalhos com capacidade para atender aproximadamente 300 pacientes por dia. São 29 leitos que estão chegando para reforçar a rede assistencial de Belém. Sempre orientamos para que procure a UPA somente quem, de fato, está com necessidade", afirmou.

image Já no início da noite, após a entrega da nova UPA, os primeiros pacientes começaram a ser atendidos na unidade (Cristino Martins / O Liberal)

O anúncio da entrega da unidade foi feito pelo prefeito Zenaldo Coutinho, pelas redes sociais. "Nesse momento de extrema pressão na rede de urgência e emergência, fico muito satisfeito em dizer que, nesta terça-feira, abrimos a quinta UPA de Belém. A Unidade de Pronto Atendimento do Jurunas está pronta e equipada. É mais um reforço da prefeitura para atender os casos de coronavírus, que aumentam em nossa cidade. Estamos ampliando e melhorando o atendimento, mas reforço o apelo a todos que não trabalham com serviços essenciais: fiquem em casa", disse o prefeito.

A entrega da UPA do Jurunas foi adiada seguidas vezes, e estava prevista para ser entregue às 17h da segunda-feira (4). Porém, a entrega não ocorreu porque, segundo o prefeito, a empresa contratada pela organização social que vai administrar a unidade atrasou a instalação de equipamentos de oxigênio. "A direção da UPA resolveu que precisa deste oxigênio para acolher os pacientes", afirmou o prefeito em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Atendimentos

Já no início da noite, após a entrega da nova UPA, os primeiros pacientes começaram a ser atendidos na unidade. O sogro do comerciante Marcelino Dias foi um dos primeiros a receber atendimento médico. Ele estava sentindo fraqueza, vômito, diarréia, e foi levado para ser atendido na urgência do hospital.

A expectativa do comerciante, que é morador do bairro do Jurunas, é de que a nova unidade ajude a desafogar o sistema municipal de saúde. "Espero que seja útil aqui pro nosso bairro, porque só tem aquele posto de saúde da Fernando Guilhon, mas eu levei ele lá e nem médico tinha. Espero que essa UPA aqui funcione, porque várias não estão funcionando, estão sem médicos, sem ambulâncias, sem nada", disse.

image O sogro do comerciante Marcelino Dias foi um dos primeiros a receber atendimento médico. (Cristino Martins / O Liberal)

Prefeitura faz acordo com médicos plantonistas

Durante a live, o prefeito afirmou que, na segunda-feira (4), foi feito um grande acordo  para poder assinar um contrato “especialíssimo” com os médicos plantonistas. Esse acordo foi referendado pelo Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público junto ao TCM, Ministério Público do Estado, Ministério Público Federal e Ministério Público do Trabalho. “É uma segurança jurídica para a gestão e para os médicos. E a gente espera que, com isso, a gente não tenha mais as lacunas nas equipes médicas, garantindo a presença dos médicos nas nossas unidades de saúde”, concluiu Zenaldo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM